O Instituto de Criminalística (IC), vinculado à Polícia Científica, encerrou o primeiro semestre de 2024 com a emissão de 1.265 laudos periciais relativos a exames em torno de perícias em locais de crime e também materiais apreendidos durante ações policiais em Sergipe – a exemplo de armas, munições, computadores, celulares e veículos. Para alcançar esse volume de laudos periciais que visam robustecer investigações e contribuir com a responsabilização penal de autores de crimes no estado, o IC realizou mais de 9,7 mil exames em áreas estratégicas da perícia oficial em Sergipe.
Dentre os diversos campos periciais do IC, estão exames que envolvem análise em locais de crimes contra a vida – como homicídios e latrocínios – e investidas criminosas patrimoniais – como roubos e furtos, inclusive aqueles com rompimento de obstáculos em imóveis e estabelecimentos comerciais. Nas análises de crimes contra a vida, o IC gerou 163 laudos. Já em análises de crimes patrimoniais, foram 103 laudos.
Conforme o coordenador-geral de perícias, Vitor Barros, o resultado alcançado pelo IC é considerado positivo e reflete as ações de reestruturação da Polícia Científica de Sergipe, implementadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP). “É o resultado do trabalho em conjunto que a Polícia Científica e os seus servidores fazem para que a Justiça seja feita no estado de Sergipe”, ressaltou o coordenador da Polícia Científica.
Na mesma linha de reconhecimento dos resultados da reestruturação da Polícia Científica, Luciano Homem, diretor do IC, reforçou que o objetivo do Instituto de Criminalística é dar andamento às demandas da sociedade no que se refere à elucidação de crimes em Sergipe. “O IC atua para dar celeridade às investigações com provas técnicas, científicas e robustas para subsidiar os inquéritos de investigação e as ações penais em Sergipe”, evidenciou.
Balística forense
Ainda para robustecer a apuração da autoria de crimes que utilizam armas de fogo, o IC também atua com perícias de balística forense, que identificam se uma determinada arma ou munição estabelecem algum tipo de relação entre cada um dos elementos coletados em ações policiais e em perícias de locais de crime. No primeiro semestre deste ano, o IC emitiu 509 laudos periciais no campo da balística forense.
Computação forense
Outra importante área dos exames periciais realizados pelo Instituto de Criminalística envolve a extração de dados de computadores, celulares e demais dispositivos de tecnologia. É a chamada computação forense. Os dados permitem a constatação de crimes como os de exploração sexual de crianças e adolescentes. Nos seis primeiros meses deste ano, o IC emitiu 147 laudos de computação forense.
Identificação veicular
Também integra o campo de atuação pericial do IC os exames de identificação veicular, que permitem identificar a origem de veículos apreendidos em ações policiais, constatando, inclusive, se houve roubo ou furto de carros e motocicletas, por exemplo. Nos seis primeiros meses de 2024, o Instituto de Criminalística emitiu 250 laudos periciais em torno de exames feitos em veículos apreendidos em ações policiais no estado de Sergipe.
Complexo de perícias do IC
Além das perícias em locais de crimes, balística, computação e identificação veicular, o IC é responsável por análises em imagens; perícias relativas a delitos de trânsito – como aferição de velocidade -; e documentoscopia – verificação da autenticidade e da relação de documentos. No período, o IC emitiu 18 laudos de perícias audiovisuais; 14 de delitos de trânsito; e 49 laudos de documentoscopia.
Polícia Científica
O Instituto de Criminalística é um dos quatro institutos que formam a Polícia Científica de Sergipe, instituição vinculada à SSP e que é responsável pela perícia oficial do estado. Com análises, exames e laudos periciais da Polícia Científica, diversos crimes podem ser elucidados com provas técnicas e científicas que são apresentadas à Justiça. Além do IC, integram a Polícia Científica os institutos de Análise e Pesquisas Forenses (IAPF), de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) e Médico Legal (IML).
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: SSP/SE