Com o objetivo de ampliar a entrega do Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Sergipe, o Instituto de Identificação Papiloscopista Wendel da Silva Gonzaga (IIWSG) conta com o atendimento prioritário e sem necessidade de agendamento para pessoas com mais de 60 anos de idade. O serviço é porta aberta e está disponível em todos os postos do IIWSG na capital, na Grande Aracaju e no interior sergipano.
Para ter acesso ao atendimento prioritário para pessoas com mais de 60 anos, é preciso a apresentação da documentação que comprova a idade, conforme explicou Diego Santana, coordenador interino dos postos do IIWSG no interior do estado. “Assim, o cidadão será atendido sem a necessidade de fazer o agendamento prévio para emissão da Carteira de Identidade Nacional”, ressaltou.
Em conformidade com a capacidade técnica de cada posto do Instituto de Identificação, o cidadão com mais de 60 anos será alocado nos blocos de atendimento na data de comparecimento ou no dia seguinte. “Como são várias unidades de atendimento, cada posto do Instituto de Identificação tem sua realidade. Então, se o atendimento não for possível no mesmo dia, o cidadão será alocado para o dia seguinte”, reforçou Diego Santana.
Mas se o cidadão tiver mais de 80 anos, o atendimento sem agendamento é garantido para o mesmo dia de comparecimento ao posto do Instituto de Identificação, assim como evidenciou o coordenador interino dos postos do IIWSG no interior do estado. “Quando se trata de pessoas maiores de 80 anos, independente do horário e da capacidade, o posto do Instituto de Identificação irá atendê-las sempre no mesmo dia”, destacou.
Documentos obrigatórios
Para o atendimento, é preciso que o cidadão compareça às unidades do IIWSG com o registro civil. “Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, se é ou já foi casado. Caso o cidadão seja divorciado, é fundamental que essa informação esteja averbada na certidão de casamento, da mesma forma os casos de viuvez. Em todos os casos,também é preciso ter o CPF em mãos”, descreveu Diego Santana.
Atendimento domiciliar
Para os casos em que a pessoa não tenha condições de saúde e mobilidade que a permitam comparecer a uma unidade do IIWSG, o Instituto de Identificação conta com o atendimento domiciliar. “Caso a pessoa idosa não consiga chegar ao posto, um familiar pode entrar em contato com o Instituto de Identificação e solicitar esse atendimento, onde será agendada uma data”, reforçou Diego Santana.
Com a oferta da assistência em toda região metropolitana, os familiares ou instituições hospitalares e de acolhimento que necessitem do atendimento devem entrar em contato com o IIWSG através do Whatsapp, por mensagem, no número (79) 98853-5579, de segunda a sexta, das 8h às 12h. Em caso de dificuldade no agendamento on-line, os familiares podem solicitar de forma presencial, na sede do IIWSG, localizada na rua Porto da Folha, 345, bairro Getúlio Vargas, dentro do mesmo horário especificado
Demais grupos prioritários
Além das pessoas com mais de 60 anos, também fazem parte dos grupos prioritários que não precisam de agendamento para atendimento no IIWSG -, pessoas autistas, pessoas com deficiência, pessoas com fibromialgia, pacientes oncológicos – com documentos comprobatórios da patologia – crianças menores de dois anos, grávidas e puérperas.
Postos de atendimento
O IIWSG conta com mais de 70 unidades, distribuídas pela capital, Região Metropolitana e interior do estado. Na maioria das unidades, o expediente tem início às 7h e segue até às 13h, mas há postos que funcionam no período da tarde. A lista de postos – com endereços e horários de funcionamento – está disponivel no site da Secretaria da Segurança Pública (SSP).
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: SSP/SE