O município de São Cristóvão foi mais uma vez contemplado com recursos do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Seleções, do Governo Federal. Desta vez, a Cidade Mãe de Sergipe irá receber R$ 92,6 milhões para investir em obras de macrodrenagem, com foco na prevenção de desastres relacionados a enchentes no Grande Rosa Elze. O anúncio foi feito na manhã desta sexta-feira, 26, em Brasília, pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, esteve em Brasília para participar da cerimônia e destacou que os recursos serão utilizados na criação de um novo sistema com redes, canais e bacias de contenção para capturar as águas das chuvas e liberá-las progressivamente para os corpos hídricos naturais nos bairros Marcelo Déda e Eduardo Gomes.
“No último ano, nossa equipe trabalhou na elaboração de importantes projetos que submetemos ao PAC Seleções e agora estamos colhendo os frutos. Hoje, recebemos o anúncio de duas novas obras contempladas, ambas na área de infraestrutura, que serão essenciais para evitar enchentes causadas por chuvas intensas. Este é um momento de muita alegria; são obras que o presidente Lula está enviando para nossa cidade para melhorar a vida do nosso povo”, destacou o gestor municipal.
Mais obras no município
São Cristóvão já havia sido contemplada anteriormente com recursos do PAC Seleções. O município foi beneficiado com a construção de uma Escola Municipal de Ensino Infantil no bairro Rosa Maria, a construção de um Centro de Parto Normal (CPN) e a aquisição de um novo ônibus de transporte escolar.
Novos recursos também foram destinados para a urbanização completa da “Cidade Baixa”, que contemplará as seguintes ações: requalificação do Mercado Lauro Rocha e seu entorno, construção do novo Terminal Rodoviário no bairro Divineia, melhorias em unidades habitacionais, pavimentação de vias, construção da praça no bairro Irineu Neri, implantação da Cozinha Solidária e proteção de encostas.
A cidade também foi beneficiada com recursos para a legalização e regularização fundiária da comunidade do bairro Tijuquinha. O objetivo dessa legalização é assegurar segurança jurídica, acesso a serviços públicos e infraestrutura urbana, além de estimular o desenvolvimento local. O projeto beneficiará positivamente a qualidade de vida de 714 famílias que se encontram em situação de ocupação irregular e fortalecerá o ordenamento urbano da região.
Outras obras importantes, cuja ordem de serviço já foi realizada, também contarão com aporte do Governo Federal por meio do PAC, incluindo a restauração de dois dos mais importantes prédios do conjunto arquitetônico do Centro Histórico: a antiga Prefeitura e o Balcão Corrido, ambos localizados na Praça da Matriz. Além delas, também serão restaurados a antiga Estação Ferroviária e a Antiga Casa de Câmara e Cadeia de São Cristóvão.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Por ascom/PMSC