Sergipe é sede da edição de 2024 do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica, que teve início nesta quinta-feira, 13, e segue até o sábado, 15, no Ginásio Constâncio Vieira, em Aracaju. O evento acontece pela primeira vez no estado e reúne 300 atletas da ginástica aeróbica e envolve a participação de oito delegações: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Panamá, Peru, Uruguai e Venezuela.
O campeonato conta com diversas categorias, abrangendo diferentes faixas etárias e níveis de habilidade. Somente do Brasil, são 44 ginastas de diferentes estados participando do torneio. A técnica da seleção brasileira, Claudia Gomes, expressou grande confiança na capacidade dos ginastas brasileiros. “Nossos atletas têm treinado intensamente nos últimos meses. A dedicação e a paixão que eles demonstraram são inspiradoras. Estamos confiantes de que todo esse esforço se refletirá em excelentes performances durante o campeonato”, disse ela.
A cerimônia de abertura contou com a presença da presidente da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), Luciene Resende, do vice-presidente da CBG, Ricardo Resende e da secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, além de apresentações especiais de trio pé de serra e quadrilheiros, que fizeram uma grande roda com todos os atletas no tablado.
“Estamos extremamente entusiasmados com o início do Campeonato Sul-Americano de Ginástica Aeróbica. Este evento é uma vitrine do talento e da dedicação dos nossos atletas e serve como uma plataforma essencial para o desenvolvimento da ginástica na nossa região. A realização do sul-americano no nosso estado demonstra a confiança da América do Sul no nosso país”, declara Ricardo Resende.
A entrada é gratuita e qualquer pessoa pode assistir à competição. Alunos da escola estadual Professor Francisco Souza estiveram presentes na tarde desta terça para prestigiar os atletas. Entre eles, estava a estudante Carolina Silva, de 12 anos, que assistiu ao campeonato pela primeira vez. “Eu não sabia muito sobre ginástica aeróbica, mas ver os atletas se apresentando com tanta energia e precisão foi realmente impressionante”, disse.
A secretária do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, destacou a relevância do campeonato tanto para os atletas quanto para a promoção da ginástica aeróbica na América do Sul e no estado de Sergipe. “Este campeonato é um marco significativo no calendário esportivo da nossa região. Ele proporciona uma plataforma para que nossos atletas mostrem seu talento e esforço, além de fomentar o crescimento e a popularidade da ginástica aeróbica”, afirmou.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Fonte: Governo de Sergipe