A Polícia Civil integrou a palestra ‘Enfrentamento à violência doméstica e familiar: um dever social e institucional’, promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE). O evento aconteceu nessa segunda-feira, 20.
Conforme o TRE, o objetivo do encontro foi o de incentivar mulheres de todas as raças e classes sociais que sofrem ou tenham sofrido algum tipo de violência doméstica e familiar – física ou psicológica – a procurarem apoio nos órgãos especializados.
Iniciando o debate, a delegada de polícia e coordenadora do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV), Mariana Diniz Franco Santos, falou sobre o tema ‘Enfrentamento à violência contra a mulher e o protagonismo feminino’.
No evento, a delegada apresentou o trabalho do DAGV e explicou o procedimento para formalizar a denúncia, os tipos de agressões que caracterizam a violência e os direitos estabelecidos pela Lei Maria da Penha.
Mariana Diniz lembrou ainda que, em diversos casos, há mulheres que não reconhecem estarem sendo vítimas de violência doméstica e familiar.
“Acontece de as mulheres não reconhecerem que estão sendo vítimas de violência, por não ser violência física. A violência psicológica é tão agressiva quanto a física e deixa marcas traumáticas na vida dessas mulheres”, esclareceu a delegada.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Facebook e no X
Com informações de TRE