Uma fã do cantor Fábio Jr. transferiu R$ 2,5 mil para um perfil na internet que se passava pelo cantor. A vítima, Maria Aparecida do Nascimento, conversava diariamente com o criminoso, que a persuadiu a transferir o valor após dizer que estava enfrentando dificuldade financeira.
De acordo com o jornal O Globo, o “falso Fábio Jr.” conversou com Maria por duas semanas. Em uma das conversas, ele enviou uma foto com um cachorro, afirmando que estava se divorciando e que precisava de dinheiro para contratar um advogado. Depois do fim do processo, iria ficar com a vítima.
Ela sugeriu que ele vendesse algum de seus bens para quitar os gastos, mas ele disse que suas contas estavam bloqueadas e que temia a repercussão que a ação poderia causar. Foi então que ela enviou R$ 2,5 mil para ele.
Ela conta que, antes de finalizar a transação, estranhou que o dinheiro estava sendo enviado para o nome de outra pessoa, mas que ainda assim concluiu o PIX. Depois de passar o dinheiro, ela não conseguiu mais conversar com o falso perfil.
Ao Terra, a Polícia Civil confirmou a denúncia e disse que o suspeito do crime de estelionato já foi identificado pela equipe do 2° Distrito Policial de São Caetano do Sul, responsável pelo caso. Porém, por se tratar de crime de ação condicionada, a vítima foi orientada quanto ao prazo para a representação criminal, que não havia sido feita até a publicação desta reportagem.
Como evitar cair em golpes online
De acordo com o advogado especialista em Direito Digital e Proteção de Dados, Alexander Coelho, infelizmente, golpes como esses são bastante comuns, e são conhecidos como “estelionato sentimental” ou “golpe do amor”.
“Os golpistas criam perfis falsos, muitas vezes se passando por celebridades, para ganhar a confiança de suas vítimas e, posteriormente, solicitar dinheiro. A situação é agravada pela rápida transferência de valores via PIX, que facilita o acesso dos criminosos ao dinheiro”, explicou Coelho ao Terra.
Ainda segundo o especialista, há algumas medidas que podem ser tomadas para evitar cair em golpes semelhantes. Veja quais são:
Verificação de Identidade: Sempre verifique a autenticidade dos perfis em redes sociais ou em aplicativos de mensagens. Celebridades geralmente têm contas verificadas com um selo de autenticidade;
Desconfiança de Pedidos de Dinheiro: É incomum que celebridades ou desconhecidos façam pedidos de dinheiro pela internet. Qualquer solicitação desse tipo deve ser encarada com extrema desconfiança;
Pesquisa e Conscientização: Buscar informações sobre os golpes mais comuns na internet pode ajudar a identificar tentativas de fraude. A conscientização sobre a segurança digital é fundamental;
Privacidade e Segurança Online: Manter as configurações de privacidade atualizadas e utilizar recursos de segurança oferecidos pelas redes sociais pode ajudar a proteger contra golpes e fraudes;
Denúncia: Em caso de suspeita ou confirmação de fraude, é importante denunciar às autoridades e à plataforma onde o golpe ocorreu.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Portal Terra