Nesta terça-feira (30) a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água (Fumcutr) abriu oficialmente a exposição “Eu, Você, Nós – A arte em tempo de pandemia” na Galeria de Artes Vesta Viana, localizado na Praça da Matriz. A exposição é aberta ao público de terça a sábado.
A presente exposição surgiu como resultado do acervo reunido por meio da Lei de Incentivo Aldir Blanc, promulgada em 2020 e direcionada ao estímulo da cultura. Nesse contexto, a exposição abraça diversas linguagens artísticas que integram a paisagem cultural de São Cristóvão, mas, sobretudo, comunica os estilos de vida e a capacidade de inspirar aqueles que a rodeiam. O conjunto de obras reflete perspectivas variadas, amáveis e, ao mesmo tempo, incisivas sobre um desafio que impactou diferentes indivíduos e que continua marcando a vida de todos.
A iniciativa tem a organização de Laís Santos e Milena Almeida, ambas museólogas da Fumctur. De acordo com Laís, o espaço permanece aberto durante o ano todo, com rotatividades de exposições. Além de galeria, o espaço também é uma escola, e irá oferecer oficinas, além das variadas exposições ao longo do ano. A presente exposição estará aberta a todo público até 29 de fevereiro.
“A nossa galeria permanecerá aberta o ano todo, com exposições rotativas. Vamos destacar artistas locais de São Cristóvão e de outras regiões, promovendo o contato entre eles e a comunidade. Queremos proporcionar oportunidades para todos participarem e apreciarem diversas experiências artísticas da nossa cidade.”, explica Laís Santos.
Para John Eldon, estudante de Artes e visitante da exposição, a iniciativa é um pontapé que a Fundação de Cultura da cidade está dando, no sentido de tornar o espaço permanente e contínuo, abrigando vários projetos e dando a oportunidade gratuita de todos desfrutarem dessas artes e do espaço cultural.
“É uma demanda que a classe artística aponta como sendo uma necessidade da estruturação da própria política cultural da cidade, no sentido de um espaço reservado para a expressão da cultura material, seja as artes plásticas, o artesanato, as produções que os agentes locais vêm se dedicando ultimamente”.
O estudante de artes aborda ainda, que é um grande estímulo e fomento para todos os artistas terem de forma acessível um espaço como esse. “Sem perder de vista que a prefeitura de São Cristóvão foi pioneira na implementação das leis de incentivo nos últimos anos, acredito que existe uma grande tendência desse espaço se tornar cada vez maior, ser um local de legitimação, de fortalecimento, educação, intercambialidade, onde muitos projetos podem circular”, enfatiza John Eldon.
Funcionamento do Vesta Viana
A exposição no Salão de Artes Vesta Viana é aberta a todo o público de terça-feira a sexta-feira, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, o espaço funciona das 09h às 13h.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Ascom PMSC