O humorista Whindersson Nunes publicou um vídeo, na noite deste domingo, 24, em que fala sobre a morte da jovem Jéssica Vitória Canedo, aos 22 anos. Ele compartilhou sua angústia após saber do falecimento da garota e fez um apelo para que seja criada uma Lei batizada em homenagem a ela.
“[Quero] Iniciar um movimento para ver se contribui para a gente criar uma lei chamada Jéssica Vitória, para aprimorar a legislação brasileira nesse negócio que está acontecendo agora que é esse jornalismo não oficial, que isso é muito perigoso. Tem gente que tem muito seguidor e diz que não é uma coisa oficial, mas é uma coisa que impacta de verdade”, disse.
“Veículos grandes demais têm que ter um canal de atendimento, cara, para a gente saber até a qualidade do que está consumindo. Tem que ser crime postar uma conversa que duas pessoas não autorizaram. A não ser que seja uma exposição de crime para denunciar alguma coisa. Mas eu acho que não faz sentido uma conversa privada entre duas pessoas, mesmo que não seja o caso, que esse caso foi uma fake news, uma coisa inventada, por isso é tão perigoso você não ir atrás da verdade antes de mostrar, porque isso pode ser danoso a um ponto…”, continuou Whindersson.
Ele e Jéssica foram envolvidos em uma fake news nas últimas semanas. Páginas de fofoca compartilharam um print que continham supostas trocas de mensagens entre os dois, mas ambos negaram a veracidade das imagens. Jéssica passou a ser atacada nas redes sociais e acabou tirando a própria vida, na última sexta-feira, 22. Após o ocorrido, o ministro Silvio Almeida, dos Direitos Humanos e da Cidadania, também pediu a regulamentação das redes sociais.
No vídeo de hoje, Whindersson chega a citar diretamente a Choquei – página que tem sido apontada como principal veiculadora das mensagens e alvo de boicote de internautas. Apesar disso, o humorista pediu para que as pessoas não acusem ou divulguem informações sobre o dono da página, que poderia sofrer retaliações na rua.
IMPORTANTE:
Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades emocionais ou considerando o suicídio, ligue para o “Centro de Valorização da Vida” pelo número 188. O CVV realiza apoio emocional, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Portal Terra