Um casal que mora no bairro da Ponta Verde, na orla de Maceió, foi alvo de um mandado de busca e apreensão na manhã desta terça-feira (28). A ação faz parte da ‘Operação 404’, que mira sites e aplicativos piratas que vendem assinaturas e acesso ilegal ao Campeonato Inglês.
Segundo o delegado Thales Araújo, o casal é de Sergipe e mora em Maceió há alguns meses. No momento do cumprimento do mandado, apenas a mulher, de 26 anos, as filhas e a babá se encontravam no apartamento. A mulher informou que o esposo, de 31 anos, está em Aracaju.
A Diretoria de Inteligência Policial (Dinpol) da Polícia Civil investiga se o homem e a mulher fazem parte do esquema de pirataria. Dois telefones foram apreendidos e vão passar por perícia para coleta de dados. Policiais da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit) também participam da ação.
A operação acontece em todo o país contra suspeitos de organizar e vender serviços piratas de streaming e TV por assinatura – incluindo transmissões clandestinas de jogos do Campeonato Inglês de Futebol (Premier League).
Segundo o governo brasileiro, a sexta fase da “Operação 404” envolve também órgãos de aplicação da lei de Argentina, Estados Unidos, Peru e Reino Unido. Além disso, a própria organização da Premier League colabora com as investigações.
Ao todo, a operação inclui:
cumprimento de 24 mandados de busca: 22 no Brasil, 1 na Argentina e 1 nos Estados Unidos
derrubada de 606 sites piratas, sendo mais de 300 deles no Peru e aproximadamente 100 ligados à pirataria dos jogos do Campeonato Inglês
retirada do ar de 19 aplicativos de streaming ilegal
O nome “Operação 404” faz referência ao código exibido por páginas em HTML quando o endereço virtual não foi encontrado ou não está disponível. E foi escolhido porque um dos principais objetivos da operação é, justamente, derrubar páginas que violam direitos autorais.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Por g1 AL