Na noite desta quinta-feira (19), a Polícia Militar do Estado de Sergipe (PMSE) formou 32 novos aspirantes a oficiais. A solenidade aconteceu no Centro de Ensino e Instrução (CEI), localizado no Bairro América, em Aracaju. A formação faz parte dos investimentos do Governo do Estado nas forças de segurança de Sergipe.
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) foi ministrado nas dependências do Centro de Ensino e Instrução, sob a supervisão da Escola de Formação de Oficiais (Esfo), tendo início no dia 13 de junho de 2022. Com uma carga horária de 2.600 horas/aulas, 32 alunos concluíram o curso, dentre eles 6 mulheres e 26 homens.
Emocionado, o primeiro colocado, aspirante Jonas Titara de Melo Neto, relatou que diversos sentimentos vêm à tona nesse momento, e que evolui bastante como pessoa e como profissional.
“Foi uma batalha diária, sustentada pelo amor do meu filho e da minha esposa, os quais potencializaram minhas forças e ajudaram a ultrapassar todos os obstáculos encontrados ao longo dessa caminhada. Desde já, sinto falta dos irmãos da turma Gavião, pois devido à rotina do curso, o plano pela convivência com eles, naturalmente, ficou em segundo lugar. Turma Gavião, obrigado por tudo. Neste momento tão grandioso, não tenho nada a pedir, apenas a agradecer”, destacou o primeiro colocado e homenageado com o Diploma de Mérito Intelectual.
Ainda na solenidade, o aspirante Lyra relatou que o apoio dos familiares, dos amigos e dos instrutores foi imprescindível para a conclusão do curso.
“Agradeço por todo o suporte, pelas palavras de conforto nos dias mais difíceis. Gratidão a Deus, pela permissão em trilhar esse caminho. De forma especial, agradeço aos instrutores pelos ensinamentos compartilhados, pela paciência e por todo amor que sentem ao ensinar. Os senhores são verdadeiras referências”, enfatizou o aspirante.
No decorrer do evento, o vice-governador do estado de Sergipe, José Macedo Sobral, que no momento representou o governador, Fábio Mitidieri, enalteceu o serviço da Polícia Militar diante da sociedade e parabenizou os formandos.
“As senhoras e os senhores são exemplos para a sociedade sergipana como oficiais da Polícia Militar, na sua condição diuturnamente. Nós do Governo do Estado acreditamos no trabalho, na honradez, no serviço prestado e no quanto farão para melhoria da segurança pública do estado de Sergipe. Sei que vocês jamais vão retroagir do dever, e jamais irão esquecer do compromisso assumido nesta noite, perante seus familiares, perante o estado de Sergipe, em defender a sociedade. Parabéns! Boa sorte e que Deus abençoe a cada um de vocês”, explanou o vice-governador.
Em suas palavras, o Comandante-Geral da PMSE, Coronel Alexsandro Ribeiro, destacou que os aspirantes estão preparados para trabalhar em prol da segurança do povo sergipano e transmitiu mensagem aos futuros oficiais.
“Nesta noite, a Polícia Militar entrega à sociedade sergipana 32 novos aspirantes a oficiais que iram comandar a tropa nas ruas, garantido a manutenção da ordem pública e levando mais segurança ao povo sergipano. Há dois dias, tive a felicidade de completar 29 anos de efetivo serviço na Polícia Militar do nosso estado. Eu externo para vocês, o meu orgulho de ser policial militar, de servir e proteger a sociedade. Durante todos esses anos, sempre busquei dar o meu melhor. Assim, eu recomendo que tenham amor pela profissão, e que honrem o juramento prestado nesta noite. Quero parabenizar os diletos aspirantes, e desejar sucesso na nova jornada. Enalteçam sempre o nome da gloriosa Polícia Militar”, declarou o coronel.
O Comandante-Geral também ressaltou que essa é a conclusão de mais uma turma do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar de Sergipe, sendo, portanto, a terceira turma formada no próprio estado pela Corporação, graças aos investimentos do Governo do Estado na Segurança Pública.
“Durante muitos anos, os nossos oficiais eram formados em outras academias, muitas vezes, vivenciando uma realidade diferente da nossa. A partir do ano de 2019, a segurança pública de Sergipe avança e a Polícia Militar retoma a formação dos seus oficiais, que passam a seguir as diretrizes e padrões da nossa Instituição. Dentro dessa perspectiva, nós reforçamos o compromisso em investir na formação e qualificação dos nossos policias militares, para que possamos prestar um serviço de excelência em segurança pública a nossa sociedade. Isso faz parte dos investimentos do Governo do Sergipe nas forças de segurança”, mencionou o Coronel Ribeiro.
A turma do Curso de Formação de Oficiais 2022.1, aspirantes 2023, recebeu o nome do capitão Cleovansóstenes Alves dos Santos (in memorian), grande atuante do Batalhão de Polícia de Radiopatrulha. Ainda na cerimônia, os familiares do capitão foram homenageados.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: ascom/PM/SE