Aracaju vai receber um investimento de cerca de R$ 500 milhões através de um empréstimo junto à instituição financeira do Brics. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (13), pelo prefeito da capital, Edvaldo Nogueira.
Segundo ele, a formalização do convênio, que vai possibilitar a execução de mais de 20 obras estruturantes na capital, ocorreu em Marrakech, no Marrocos, durante a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, quando também foi assinado empréstimo de um bilhão de dólares para o Brasil.
A formalização do convênio, que possibilitará a execução de mais de 20 obras estruturantes na capital, ocorreu em Marrakech, no Marrocos, durante a reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial, quando também foi assinado empréstimo de um bilhão de dólares para o Brasil. O prefeito Edvaldo Nogueira comemorou o “momento histórico para a capital sergipana”.
“Este é um momento de extrema felicidade para todos nós. Ontem, a presidente do banco dos Brics, ex-presidente da República Dilma Rousseff, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, assinaram, definitivamente, o contrato para o financiamento de R$ 500 milhões entre a Prefeitura de Aracaju e a instituição financeira. Com isso, a nossa capital passa a ter a garantia da liberação dos recursos para a realização de obras gigantescas e que resolverão problemas históricos em nossa cidade. O próximo grande passo será dado na segunda-feira, dia 16, quando irei autorizar o início das primeiras obras, direcionando Aracaju para o futuro”, destacou o prefeito.
Edvaldo ressaltou também “a honra de ter o contrato de Aracaju assinado durante a reunião anual do FMI com o Banco Mundial”. “Ter o nosso convênio firmado em um ato tão importante como este, mostra a relevância do nosso projeto, uma vez que somente o contrato de Aracaju e o do Governo Federal foram assinados na ocasião. O recurso que está sendo liberado pelo Novo Banco do Desenvolvimento para Aracaju é o maior projeto do NBD para uma prefeitura no mundo e isso é fruto de um grande trabalho que realizamos ao longo dos últimos anos. Estamos diante de um sonho que se concretiza”, reiterou o prefeito.
Para oficializar o contrato entre Aracaju e o banco dos Brics, na próxima segunda-feira, 16, o prefeito Edvaldo Nogueira assinará o documento, em solenidade na capital. No ato, o gestor também apresentará as primeiras obras que serão executadas a partir dos recursos e autorizará o início das licitações. A previsão da gestão municipal é que ainda este ano, as intervenções sejam iniciadas, “materializando este programa que é um marco para a capital e que a tornará um modelo de desenvolvimento urbano sustentável para o país”, completou Edvaldo.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da Agência Aracaju de Notícias