Publieditorial
A partir do momento que o cidadão se torna cliente, ele passa a ter uma conta de água, a ter direitos, além de exercer a cidadania na comunidade em que está inserido. Esse é um dos propósitos das ações que a Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) leva para a população, por meio de equipes da Diretoria Comercial e Financeira, do Setor de Cadastro e atendimento social, com a instalação das novas ligações de água, após colocação de rede de abastecimento. Com esse intuito, os moradores do Loteamento Paraíso do Sul, no bairro Santa Maria, em Aracaju, puderam participar de um mutirão referente a ligações de água e de cadastro no programa Tarifa Social, no dia 2 de setembro.
A Deso, enquanto empresa pública e que tem como missão garantir a universalização dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário, a fim de oportunizar maior comodidade para a população local, fez o cadastro das ligações “in loco”. Com essas ações a companhia promove o direito de acesso à água potável, e também contribui para a garantia do direito à cidadania, pois várias famílias ainda não possuem um comprovante de residência.
No bairro Santa Maria há uma grande procura pelo atendimento. Com aumento da demanda, a Deso busca aliar as ações de cadastro com a Tarifa Social, especialmente nas comunidades com alto índice de vulnerabilidade social. Quando há a procura pelo atendimento, o cidadão preenche um questionário socioeconômico com informações básicas e a partir daí alguns critérios são observados, como o de renda e de consumo de energia elétrica.
Programa Tarifa Social
Inicialmente as equipes de cadastro começaram a fazer o trabalho das vendas das ligações, mas por ser uma comunidade com alto índice de vulnerabilidade social, foi necessário aliar a Tarifa Social a essa ação, para que a primeira fatura de água da família já tivesse a possibilidade de ter o desconto dentro do programa. Então, as famílias que estavam dentro dos critérios exigidos pela companhia para ter acesso ao benefício já terão sua primeira conta de água com aplicação de desconto.
O programa Tarifa Social é uma das atividades mais importantes da empresa, destinado a pessoas de baixa renda, que acontece por meio do cadastro do imóvel na categoria residencial social, compatível com o desconto nas tarifas de água e esgoto, de acordo com o consumo limitado a 20m³ por um prazo de 24 meses, podendo este benefício ser renovado.
Para a dona de casa Maria Daniele da Silva, moradora do Loteamento Paraíso do Sul, a ação é bem-vinda para os populares, diante da falta de acesso à água. “Antes não tínhamos água nas nossas torneiras, com essa visita da Deso, podemos nos regularizar e, a partir de agora, termos água em casa. A nossa expectativa é que a situação vai mudar para melhor”, acredita.
Também moradora da região, a dona de casa Elenita de Deus elogiou a iniciativa da Deso. “A ação da Deso está sendo maravilhosa. Era muito sofrimento e pouca água. Além disso, estou aderindo ao programa Tarifa Social, com a ajuda da empresa. Quero agradecer a todos que vieram até o nosso bairro para melhorar a nossa situação”, disse.
Para Priscila Hilário dos Santos, diarista, que reside no Santa Maria, a regularização traz benefícios. “Achei a ação bem positiva para os que querem estar regularizados, além dos descontos com o programa para as pessoas com baixa renda. Essa ideia vem em momento de grande necessidade para minha família”, finalizou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por ascom/Deso