Fomentar políticas públicas que viabilizem a qualificação profissional é um passo primordial que o governo de Sergipe vem dando de forma conjunta e transversal para promover a inserção dos jovens sergipanos ao mercado de trabalho. Nesta terça-feira, 8, o governador Fábio Mitidieri reuniu-se com o secretário Especial do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), Jorge Teles, o secretário Executivo, Rafael Melo, juntamente com o reitor da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Valter Santana, e o pró-reitor de Pesquisa e Extensão do Instituto Federal de Sergipe (IFS), Osman Santos, a fim de discutir os ajustes finais e alinhamentos necessários para o lançamento do programa ‘Primeiro Emprego’, que acontecerá no dia 21 de agosto.
A ação surge como resposta às demandas da juventude sergipana e busca ampliar as oportunidades e experiências profissionais desse público. Para Fábio, o Primeiro Emprego é mais um reflexo da determinação do governo em abraçar a juventude sergipana, proporcionando-lhes oportunidades para construir um futuro promissor.
“Essa é mais uma promessa de campanha. Não é apenas um programa, é um passo rumo a um futuro melhor para a juventude e a economia de Sergipe. Vamos fazer do nosso estado um lugar onde a capacitação e as oportunidades de emprego se entrelacem”, afirmou.
O projeto pretende alinhar os programas de formação profissional com as exigências do setor de serviços, oferecendo a experiência profissional aos jovens recém-saídos do Ensino Profissionalizante ou Ensino Médio. Por meio de parcerias com empresas, serão ofertadas vagas de aprendizagem por seis meses. Durante esse período, o jovem receberá capacitação por meio da UFS ou do IFS, enquanto acumula experiência prática. Ao final dos seis meses, a empresa absorverá parte dos profissionais.
“Vamos gerar a experiência tão exigida pelas empresas. O que acontece hoje é que o jovem faz o curso e não consegue a oportunidade porque não tem experiência no mercado. Esse programa proporciona isso, a capacitação, a experiência”, explicou o secretário do Trabalho, Jorge Teles.
O reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, explicou que a parceria vai alinhar conhecimento com demandas de setores produtivos. “Vamos levar conhecimento alinhado com as demandas dos setores. A UFS e o IFS irão se somar nessa oferta de qualificação para o jovem entrar no mercado de trabalho. Os cursos serão de acordo com a seleção da Secretaria do Trabalho”.
O pró-reitor de Extensão do IFS compartilha da mesma opinião. “Demos um passo para que o IFS seja uma instituição formadora desse jovem no primeiro emprego. O IFS está presente em dez municípios, e já estamos alinhados com os arranjos produtivos locais”.
Primeiro Emprego
Desde janeiro de 2023, o governo estadual vem trilhando um caminho de diálogo e parceria para a concretização do programa. Reuniões estratégicas foram realizadas, incluindo discussões com o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, em Brasília-DF. Ao longo desse período, alianças foram forjadas, como o apoio técnico do Itaú Educação e Trabalho, o intercâmbio de conhecimentos com a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e debates focados em inovação, qualificação de mão de obra e geração de emprego e renda.
Recentemente, a Seteem estabeleceu colaborações com renomadas instituições de ensino, como a UFS e o IFS, visando o desenvolvimento de ações voltadas à qualificação técnica da mão de obra local. Uma etapa crucial para preparar os jovens para as exigências do mercado de trabalho em evolução constante.
Nessa mesma linha de qualificação, o Governo do Estado assinou convênio com o Sistema S, nesta segunda-feira, 7, para oferta de cursos profissionalizantes para estudantes da rede estadual.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Governo de Sergipe