A força-tarefa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou mais uma testagem de Covid-19 no sistema prisional sergipano. O primeiro destino foi a Unidade de Custódia Psiquiátrica de Sergipe (UCP), localizado no bairro América, em Aracaju. A testagem foi feita nesta segunda-feira, 3.
De acordo com o professor Lysandro Borges, responsável por coordenar a Força-tarefa, dos 97 testes rápidos realizados nos apenados do Hospital de Custódia, 33 foram positivados. “Todos os apenados foram isolados entre os que não tinham o vírus e tiveram atendimento médico para acompanhamento. Cerca de 90% estavam assintomáticos e vacinados com a vacina bivalente”, destacou o docente.
Borges destaca que essas ações irão percorrer os demais presídios em Sergipe com o objetivo de evitar surtos e conter a disseminação do vírus em ambiente de reclusão. “Durante a pandemia testamos todos os presídios e só houve uma morte. Isso foi fruto de um trabalho de detecção e contenção da Covid-19 no sistema prisional”, pontuou o pesquisador.
O professor diz ainda que o Presídio Semiaberto de Areia Branca (PRESAB) será a próxima unidade prisional a receber a força-tarefa de Covid-19 da UFS.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
por João Paulo Schneider, do portal Infonet