O último dia do Projeto Verão 2023 foi marcado pela realização dos esportes náuticos, na Orla Pôr do Sol, neste domingo, 12. Desde as primeiras horas do dia, a programação esportiva envolveu os sergipanos e turistas nas competições de aquathlon, stand up e corrida de barcos ribeirinhos.
O professor Anderson Gois organizou a competição de aquathlon e explica a modalidade. “O aquathlon é uma derivação do triathlon, mas inclui apenas a natação e a corrida. Nessa prova, tivemos mais de 150 atletas inscritos para percorrer os mil metros de natação no rio Vaza Barris e os cinco quilômetros de corrida. A prova foi um sucesso e tivemos vários níveis de atleta competindo: dos iniciantes aos mais experientes”, afirma o professor.
Os atletas Marlúcio Ramos, César Pavão e Adriano Carvalho foram os destaques da prova masculina. No feminino, os destaques foram Leydiane Meneses, Camilla Campos e Cíntia Vasconcelos.
César Pavão é um dos incentivadores do aquathlon em Sergipe e ressaltou a importância da inclusão da modalidade no Projeto Verão 2023. “Com essa prova, a prefeitura e o estado incentivaram a participação dos atletas e o retorno aos treinos para quem estava parado. Eu sou um incentivador dessa modalidade e afirmo que a realização dessa prova no Projeto Verão é um momento importante para quem pratica o esporte e incentiva o aquathlon”, disse.
É o caso do professor Sérgio Nunes, que também comentou a importância da prova. “Eu já competi em outras provas de aquathlon há muitos anos e estou retornando agora para participar dessa prova organizada pela Prefeitura de Aracaju e pelo Governo de Sergipe. A prova foi muito bem organizada e essa modalidade incentiva o esporte e outras provas ainda maiores”.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, comemora o sucesso das modalidades esportivas no Projeto Verão. “Como o nosso slogan já diz: foi, realmente, uma parceria top do verão. A parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju deu certo e resultou no sucesso do Projeto Verão, que retorna e se consolida como um evento que faz parte do calendário sergipano. Estamos muito felizes com esse resultado, com o sucesso do evento e com a reação das pessoas. Nesses três dias, pudemos ver felicidade e diversão no rosto das pessoas. Além disso, no último final de semana, tivemos várias modalidades esportivas sendo praticadas ao mesmo tempo e no mesmo local e estimulamos a prática esportiva e hábitos de vida mais saudáveis”, afirma.
Projeto Verão
O Projeto Verão retorna à programação de eventos sergipanos após um hiato de dois anos, causado pela pandemia, com uma programação diversa, extensa e gratuita. Nos dias 10, 11 e 12, nas orlas da Atalaia e Pôr do Sol, os sergipanos e turistas tiveram acesso a uma programação esportiva, cultural e artística, fruto da parceria entre o Governo de Sergipe e a Prefeitura de Aracaju.
Durante a festa, a prática esportiva, os hábitos de vida mais saudáveis e o conhecimento de novas modalidades foram estimulados a partir de uma programação que incluiu aulas e mini competições de 28 modalidades esportivas, indo do MMT Cross, até o até o beach hand, beach tennis, beach soccer, vôlei de praia, futevôlei, tchoukball, wrestling, futmesa, surf, ginástica, aulas da academia da cidade, zumba, skate e capoeira.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Sheila Dias, coordenadora de Comunicação da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer de Sergipe