O governador Fábio Mitidieri participou, nesta quarta-feira, 11, da inauguração do Espaço Energia, uma iniciativa da Energisa que tem o objetivo de conscientizar os visitantes sobre o uso eficiente de energia elétrica e levar conhecimento sobre os princípios da energia. O espaço está localizado na Praça Thedorico Prado Montes, no bairro Farolândia, em Aracaju.
Para o governador, o ambiente inovador e educacional reforça a importância de conscientizar a população, principalmente as crianças e adolescentes, sobre os recursos energéticos e a sustentabilidade. “Serão cerca de 20 mil jovens que irão passar por aqui e poderão entender como a energia é gerada, como usá-la melhor e sobre sustentabilidade”, destacou.
Fábio Mitidieri informou que a gestão estadual também está buscando iniciativas para investir em energia limpa, com foco na sustentabilidade. “O mundo todo vai nessa linha e Sergipe não poderia ser diferente. O Estado também tem que fazer seu papel e já estamos discutindo projetos com o secretário do Meio Ambiente, José Felizola, buscando investir em energia limpa, como a solar, porque, além de incentivar a educação nas escolas, também temos que dar o exemplo”, declarou.
O novo espaço educacional conta com estações de conhecimento que trarão experiências sensoriais, equipamentos tecnológicos e recursos de áudio e vídeo para que o visitante conheça como a energia elétrica é gerada e todo o caminho que percorre até chegar à casa do consumidor.
De acordo com o diretor-presidente da Energisa, Roberto Currais, o projeto visa formar cidadãos mais conscientes sobre o uso de novos hábitos de consumo, melhorando o uso eficiente dos equipamentos. “São várias estações de conhecimento, várias atividades lúdicas para que as crianças e os jovens que vierem aqui também consigam correlacionar a prática com o material teórico que será dado em sala de aula. Nós vamos certificar professores com base na visão pedagógica já acordada com a Secretaria de Educação”.
Currais explicou que as visitas da rede estadual serão coordenadas em parceria com a Secretaria de Estado da Educação. “O espaço permite 20 pessoas a cada visita, que dura 40 minutos. Buscando agendamento, poderemos fazer a abertura para a sociedade. Lembrando que o espaço vai estar aberto de segunda a sábado, sendo de segunda a sexta das 8h às 17h30, e, no sábado, das 13h às 17h”, ressaltou.
A expectativa é receber cerca de 20 mil alunos no primeiro ano. Entre os principais atrativos do espaço estão: domo geodésico com projeção em 180º, cinema 7D mostrando os caminhos da energia elétrica com óculos de imersão 360°, piso piezoelétrico que gera energia com o movimento. O espaço também conta com estações de conhecimento sobre a história da energia, tour virtual sobre redução do consumo de energia, segurança, quiz interativo e a história de Sergipe e da Energisa.
O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Zezinho Sobral, evidenciou a necessidade da conscientização do consumo dos recursos naturais do planeta e do investimento na diversificação energética. “A energia advém dos recursos naturais, das hidrelétricas, das termoelétricas – como temos aqui no estado -, da energia eólica, da energia fotovoltaica que será implantada. E há um movimento, uma construção de uma matriz energética para Sergipe. Então, quando você pretende conscientizar a juventude, preparar a nossa população, os jovens para um consumo consciente, para uma administração desse grande patrimônio, é o que dá a todos a segurança de que vamos ter sustentabilidade no desenvolvimento do nosso estado”, argumentou.
De acordo com o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o projeto será, também, mais um atrativo turístico para a capital sergipana. “Esse prédio vai poder ajudar às novas gerações a pensar em sustentabilidade e será, também, um centro de atração turística. Tenho certeza que aqui virão jovens, adolescentes e também turistas que visitarão essa obra”.
Parceria
O CEO da Energisa, Ricardo Botelho, relatou que o Grupo Energisa pretende investir, neste ano, em Sergipe, R$ 230 milhões para modernização do sistema elétrico e atendimento da demanda de energia no estado. O executivo falou, também, da importância da força de trabalho sergipana para a empresa. “Aqui, no estado, geramos mais de 1.734 empregos diretos e indiretos, sendo que 17,5% dessa força de trabalho própria possui curso técnico-superior. Nossos colaboradores são a energia que move a companhia”, disse.
O governador Fábio Mitidieri acrescentou que a parceria com a iniciativa privada é fundamental para o desenvolvimento de Sergipe. “Chego com a responsabilidade de gerar emprego e desenvolvimento, por isso pretendo estar ao lado de quem traz emprego e desenvolve o estado todos os dias”, pontuou.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: SE.GOV