Nesta sexta-feira (11), a Polícia Civil de São Paulo cumpre mais um mandado de busca e apreensão contra o ex-deputado federal Valdevan Noventa em Umbaúba (SE).
A nova fase da Operação Chapelier investiga um suposto desvio de recursos no Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas), quando ele exercia a presidência.
No mês passado, três carros de luxo e cavalos de raça foram apreendidos na ação, que foi deflagrada em Umbaúba (SE), Aracaju (SE) e São Paulo. A suspeita é que os bens teriam sido adquiridos com recursos ilícitos angariados pelo grupo criminoso.
Na época, Valdevan Noventa retornou ao estado utilizando recursos públicos desviados para campanha eleitoral, sendo cassado pelo crime. “Ele era uma pessoa desconhecida em Sergipe até 2016, apesar de ter suas origens lá. A Justiça Eleitoral o considerou inelegível e está com os direitos políticos suspensos”, relembra o delegado Fábio Darelli.
A investigação iniciada há mais de um ano já possui relatório técnico de desvios de vultosas quantias apenas de um alvo, ultrapassando R$ 30 milhões anuais. O transporte coletivo da capital paulista recebe subsídio por parte da prefeitura.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Carolina de Morais, Portal A8SE