Os gestores governamentais celebraram, na última terça-feira, 23 de agosto, o aniversário de 20 anos da criação da carreira em Sergipe. Para marcar o momento especial, o Sindicato dos Integrantes da Carreira de Gestão Pública do Estado de Sergipe (Singeps) realizou uma solenidade, que contou com homenagens a personalidades que contribuíram de maneira estratégica para o fortalecimento da categoria.
“Esse é um momento especial para nós gestores governamentais, pois estamos celebrando não só os 20 anos de nossa carreira, mas também a aprovação do projeto de lei que instituiu, em Sergipe, o Dia do Gestor Governamental. Uma carreira importantíssima para o estado, que é formada por um corpo técnico altamente preparado para implementação, avaliação e execução das políticas públicas do Governo. Em nossa solenidade, fizemos questão de homenagear as pessoas que tiveram papel importante junto à nossa carreira e também de destacar o quanto é importante conscientizarmos toda a sociedade acerca da importância dos gestores para o bom funcionamento da máquina pública e o desenvolvimento de projetos voltados ao bem-estar da população”, comentou Fábio Dantas, presidente do Singeps.
Entre os homenageados, estavam os ex-presidentes do Singeps e da Associação dos Gestores Públicos do Estado de Sergipe (Ageps). São eles: Daniel Pitangueira de Avelino, Marcos Nazareno Pacheco Bastos, Márcio Zylberman, Ricardo Aurélio Madeira Marinho, Guilherme Maia Rebouças e Ciro Brasil de Andrade.
“Fico muito feliz e honrado com a homenagem. Tive a oportunidade de ser presidente do Singeps exatamente porque acredito na carreira que é tão importante para a profissionalização da gestão pública. Essa é uma data muito significativa para consolidação da carreira. Há 20 anos, as pessoas sequer entendiam muito bem o papel do gestor, mas agora com essa renovação, o Estado passou a entender a importância de ter um grupo de técnicos preparados em gestão e planejamento”, comentou Guilherme Maia, gestor governamental e ex-presidente da Ageps.
O governador Belivaldo Chagas também foi homenageado pela realização do segundo concurso para a categoria e convocação de todos os aprovados, como também por ações de valorização da carreira. “Fico muito feliz de celebrar, aqui, junto a vocês, pois tive a oportunidade de abraçar essa categoria. Profissionais que são tão importantes na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, contribuindo de maneira decisiva no desenvolvimento do nosso estado. Tenho muito orgulho de fazer parte decisivamente da história dos gestores, reestruturando a carreira, criando 22 vagas e nomeando 50 aprovados no 2º concurso público, dos 80 servidores que temos com este cargo de origem atualmente”, ressaltou o governador Belivaldo Chagas.
Sobre a carreira
Criada em nível federal, no ano de 1986, para dotar o Estado de servidores concursados com sólida formação acadêmica e experiência profissional, a carreira de Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental é composta de profissionais que atuam em funções de alta assessoria e direção com vistas à modernização e profissionalizando da máquina pública.
Em Sergipe, a carreira foi criada em 2000, no governo Albano Franco, através da Lei 4.302/2000. O primeiro concurso público foi realizado entre os anos de 2001 e 2002; e o segundo concurso ocorreu entre os anos de 2019 e 2021. Atualmente, o estado tem 80 gestores governamentais lotados em 16 órgãos da Administração Estadual. Esses profissionais atuam diretamente na formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, contribuindo para a profissionalização da gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento de Sergipe e trazendo resultados concretos para a sociedade.
Dia do Gestor Governamental
O Dia do Gestor Governamental é celebrado em Sergipe no dia 30 de agosto, data em que a primeira turma de aprovados no concurso público tomou posse nos cargos. A data foi oficialmente instituída no Calendário Oficial de Eventos do Estado de Sergipe por meio do Projeto Lei 206/2022, de autoria do deputado estadual Zezinho Sobral.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Nara Barreto