Ao trocar o governo pelo palanque petista, Jackson Barreto concretiza a reedição da aliança política de 2006, originalmente composta pelos PT do saudoso Marcelo Déda, o PSB dos Valadares e o PTB de Jackson, além dos MDB, PL e PCdoB. Portanto, as pré-campanhas de Lula da Silva a presidente, e de Rogério Carvalho ao governo estadual, restabeleceram os três pilares fundamentais do grupo que ganhou o governo de Sergipe em 2006. Naquele ano, as demais forças políticas estavam reunidas nos agrupamentos liderados pelos ex-governadores João Alves Filho (DEM) e Albano Franco (PSDB). De fato, no pleito de 2006, além de ter conquistado o governo com Déda, a coligação que está sendo reeditada agora teve 47,26% dos votos para o Senado com Zé Eduardo Dutra (PT), derrotado por Maria do Carmo Alves (DEM). Também fez três deputados federais – entre os quais Jackson Barreto e Valadares Filho – e sete estaduais, sendo quatro do PT e os outros três do PSB, PTB e MDB. Portanto, se os governistas e demais partidos de oposição não abrirem os olhos, o tripé político PT, PSB e MDB pode repetir o sucesso eleitoral de 2006. Marminino!
MDB de Tebet é Lula
Embora o MDB esteja na disputa pela Presidência da República com a senadora Simone Tebet, quase a metade do partido vota no presidenciável Lula da Silva (PT). Ontem, ao festejar o apoio do emedebista Jackson Barreto à sua pré-candidatura ao governo, o petista Rogério Carvalho informou que, com a adesão de Sergipe, já são 13 os estados onde o MDB apoia Lula no 1º turno. Não foi à-toa que lideranças emedebistas tentaram abortar a convenção nacional do partido, marcada para hoje para homologar a candidatura de Simone Tebet. Crendeuspai!
Sem brigas
Perde tempo quem tenta arrancar de Jackson Barreto (MDB) uma crítica aos governistas, seus ex-aliados. Ontem, durante a entrevista coletiva que confirmou o apoio dele ao pré-candidato Rogério Carvalho (PT), repórteres lhe questionaram sobre o comportamento do governador Belivaldo Chagas (PSD) na definição da chapa majoritária. Experiente, JB fugiu da casca de banana, alegando não ser ético falar de quem estava junto até anteontem: “O meu objetivo não é fazer política com ataques pessoais. Meu foco hoje é eleger Lula e a chapa liderada por Rogério”, afirmou. Então, tá!
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Destaque notícias