A colina do Santo Antônio amanheceu amarela neste domingo, 29. O passeio ciclístico Maio Amarelo ‘Juntos salvamos vidas’, reuniu quase 300 ciclistas que foram até o Parque da Sementeira em um percurso recheado de animação e, o principal, conscientizar a população sobre os acidentes de trânsito. O passeio foi promovido pela Secretaria de Estado da Saúde, através da diretoria de Vigilância e Saúde, Vigilância Epidemiológica e Assessoria de Comunicação (Ascom), com apoio da Funesa, Samu 192 Sergipe, SMTT Aracaju, RR Bike e Casa dos Acessórios.
Durante o percurso, os ciclistas percorreram as principais ruas do centro de Aracaju animados por um carro de som, comandados pelo jornalista Ewertton Nunes. A secretária Mércia Feitosa participou do evento e destacou a urgência de conscientizar sobre a educação no trânsito. “Nossa missão também é promover esses eventos para que a população se engaje nas campanhas. O trabalho feito pela SES junto aos municípios é feito o ano todo e aproveitamos as datas nacionais para conscientizar mais de perto a população das ações de promoção à saúde e cidadania”, destacou.
A coordenadora do passeio e referência técnica da Área de Violências e Acidentes da SES, Karla Anacleto, falou sobre o sucesso do evento. “O passeio ciclístico ‘Juntos salvamos Vidas’ teve o seu objetivo alcançado que foi chamar a atenção de toda a sociedade para os altos índices de mortes e sequelados por acidentes de trânsito e, nesta mobilização, contamos com um número acima do estimado. Conseguimos reunir ciclistas de vários grupos de pedal e famílias que puderam participar deste momento para refletir sobre os acidentes no trânsito e suas consequências”, falou Karla.
O Brasil registra, em média, 72 acidentes por hora. São números alarmantes que precisam de uma comunicação mais próxima da sociedade sobre essa guerra silenciosa que deixa muitas mortes e sequelas permanentes. O diretor de Comunicação da SES, Eduardo Andrade, falou sobre a importância do trabalho dos jornalistas na promoção de uma educação cada vez mais eficiente no trânsito. “Nossa equipe de comunicação esteve totalmente engajada neste passeio ciclístico. Entendemos que a conscientização passa pelo conhecimento e a publicização também é uma responsabilidade do jornalismo. Estamos felizes em contribuir com essa causa junto com a Secretaria de Estado da Saúde e profissionais tão dedicados”, enfatizou.
Ciclistas de várias cidades de Sergipe vieram participar do passeio com grupos de pedal de Aracaju, Lagarto, Laranjeiras, São Cristóvão e Barra dos Coqueiros. Francisco Junior foi um dos representes do grupo Pedal dos Gatinhos, de Aracaju, e falou sobre o evento. “Quero agradecer a todos que organizaram este pedal lindo. Eu convidei mais de 50 pessoas e foi uma manhã divertida e tranquila com o passeio muito organizado. A gente precisa discutir a segurança do nosso transito, até porque os ciclistas são grandes vítimas desta violência”, disse.
Durante o percurso os ciclistas recebiam hidratação e houve o sorteio de brindes. Na chegada no Parque da Sementeira, um lanche aguardava os participantes do passeio. O radialista, Adelson Barreto Filho, também participou e falou sobre o papel dos ciclistas no trânsito. “Impossível não perceber que o número de pessoas usando bicicleta se deslocando nas ruas e avenidas aumentou consideravelmente! Com isso requer mais cuidado e atenção para a segurança viária e a preservação de vidas”, destacou.
O gerente do Programa de IST/Aids da SES, o médico Almir Santana, fez parte do passeio ciclístico com uma bicicleta estilizada com uma camisinha gigante. Ele aproveitou o evento e distribuiu camisinhas entre os participantes. “Temos que ocupar todos os espaços para falar das IST’s. Aqui nos divertimos na promoção à segurança do trânsito e também conscientizamos sobre a saúde sexual”, enfatizou Almir Santana.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Por ascom/SES