Informe Publicitário
A cada ano que passa, a mulher vem ocupando um espaço cada vez maior no mercado de trabalho. No ramo empresarial este quadro não é diferente. Atualmente representam mais de 68% entre os sócios administradores, espaço que sempre foi dominado pelo público masculino.
De acordo com os dados da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), no estado, por exemplo, das 62.348 empresas ativas, 42.393 têm a participação feminina, sendo que deste número mais de 14 mil têm a mulher como sócia-administradora.
Que as mulheres vêm assumindo, definitivamente, um espaço de protagonismo no cenário empresarial não é novidade. Há décadas superando obstáculos e enfrentando lutas para que conseguir assumir o espaço que lhes cabe no mercado de trabalho, que sempre foi dominado pelo sexo masculino.
Segundo a empresária Elisa Torres Levita, da BENTEC, ela não se sente fragilizada ou menos valorizada pelo fato de ser mulher. Ela percebe que a segurança no que faz é o segredo do sucesso. “A força de vontade, o querer e se colocar à frente são fatores determinantes para não sentir dificuldade com o fato de ser mulher. Acredito que não existe essa questão de ser homem ou mulher para realizar determinados trabalhos, nunca me senti intimidada com esta condição. Acho que a segurança no que eu gosto de fazer e a minha força de vontade me fortalecem no resultado final”, pontua.
Para Cleciane Carvalho, empresária do ramo de confecção infantil, os desafios de empreendedoras são inerentes ao sexo. “As dificuldades para empreender são reais no Brasil, seja para homem ou mulher. Somos maioria absoluta, somos corajosas e imponderadas. Estamos assumindo as rédeas da vida financeira, também. Nós somos administradoras natas. Imagina cuidar de uma casa, de filhos e ainda trabalhar fora. Não é fácil, mas sabemos lidar com todas essas condições sem precisar do protagonismo masculino. Os homens fazem e podem fazer parte das nossas vidas, mas não são mais o pilar da vida de uma mulher. Isso é coisa do passado”, declara.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Fonte: Jucese