O Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE), numa iniciativa conjunta entre a Diretoria de Controle Externo de Obras e Serviços (Dceos) e a Diretoria de Modernização e Tecnologia (DMT), promoveu reunião de trabalho nesta quarta-feira, 9, com o objetivo de aprimorar a fiscalização nas áreas de transparência e de obras de engenharia.
A ação ocorreu de forma mista, com parte dos técnicos presentes virtualmente, atendendo aos parâmetros de distanciamento adequados.
“Com as medidas debatidas, esperamos intensificar e ampliar as fiscalizações dos portais da transparência e de obras de engenharia das unidades jurisdicionadas municipais e estaduais”, afirmou a diretora de Controle Externo de Obras e Serviços, Ana Stella Barreto Rollemberg Porto.
Para o aprimoramento das fiscalizações da transparência, os temas discutidos foram a ênfase no critério de “tempo real”, a implantação de fiscalizações de portais de Consórcios Públicos, a adoção de novos critérios de “boas práticas” e a automação de procedimentos internos que agilizem o processo de auditoria.
Já sobre as obras de engenharia, foram trabalhados aspectos como os requisitos preparatórios para a transição da Nova Lei de Licitações (Lei 14.133/2021) e o aprimoramento de relatórios dos sistemas Sagres e Igesp.
“Dentre outros benefícios, a ideia é possibilitarmos a implementação de auditorias totalmente eletrônicas, bem como maior celeridade no trâmite dos processos e protocolos em curso, além de geração de trilhas de auditoria para o planejamento de ações futuras da Dceos”, destacou o diretor da DMT, Cristiano dos Santos Cruz.
Ainda no encontro, foi discutida a implantação de novas ferramentas para as auditorias, como a utilização de imagens de satélites e softwares de processamento de imagens de Drones.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Fonte: ascom/TCE