O senador Rogério Carvalho (PT-SE) defendeu, durante o encontro com prefeitos e lideranças do Baixo São Francisco, neste sábado (25), na cidade de Propriá, um pacto entre governo, setor produtivo e trabalhadores como uma forma de retomar o desenvolvimento econômico do estado de Sergipe.
“O governo do estado de Sergipe tem que focar no desenvolvimento econômico. Nenhum governador vai ser capaz de mudar, se não governar em conjunto com prefeitos e o setor produtivos. Tem que haver um pacto e trabalhar em conjunto, porque quem vai na prática viabilizar a mudança é o setor produtivo. É quem produz o arroz, é quem produz o peixe, é quem produz o do artesanato, é quem produz porco, é quem produz galinha”, declarou.
Na ocasião, o senador petista defendeu que o banco do estado de Sergipe tem cerca de R$ 5 milhões para investir e injetar diretamente na veia dos produtores e fomentar a retomada do desenvolvimento. Disse, ainda, que é preciso considerar as peculiaridades de cada região do estado e pensar no desenvolvimento de todo o estado.
“Essa mudança que nos vamos ter que fazer para mudar a cara de todas as regiões do estado é trazer para cá o que aqui não tem. O desenvolvimento só é justo se ele chegar para todas as regiões dos estados. Se isso não acontecer, não é justiça, se isso não acontecer não tem efetiva democracia”, argumentou.
Além disso, o senador Rogério disse que é possível mudar a realidade do baixo São Francisco do estado e destacou todos os investimentos do mandato dele para o estado.
“Eu estou decidido, mas com muita vontade, para trabalhar para que a gente possa desenvolver o nosso estado, para tirar o nosso estado da paralisia e da estagnação, mas isso só é possível só for um trabalho com todos os prefeitos. Todo a estrutura do governo do estado deve estar voltado para isso. A gente tem focar naquilo que vai mudar a vida das pessoas”, concluiu.
PREFEITOS
O encontro contou com a presença de diversos prefeitos e lideranças da região. O anfitrião do ato, prefeito Valberto de Oliveira Lima (MDB), destacou as dificuldades da região.
“Quem vive aqui, sofre um dilema com o rio São Francisco. Quando enche, vem a sujeira e dificulta o transporte. Quando seca também, as lanchas têm que fazer um circuito imenso. Isso porque o rio está assoreado. É um impacto econômico muito grande. E quem vai se responsabilizar por isso?”
Já Ricardo Roriz (PSD), prefeito de Santana de São Francisco, destacou a atuação do senador Rogério Carvalho para o estado.
“O seu R e C não deveria ser de Rogério Carvalho não, deveria ser Rogério Confiança. Quando foi secretário de Déda, Rogério não esqueceu de nenhum município sequer dessa região. Reformou o hospital de Neópolis, e hj está tudo indo em maus lençóis. A gente precisa de gente como você que sabe cuidar das pessoas. Esta é a região mais pobre de Sergipe, com pessoas desamparadas, desempregadas. Entra governador e sai governador e ninguém olha para o Baixo São Francisco. É preciso trazer indústrias para região, fazer daqui um polo turístico.”, defendeu.
O prefeito do munícipio de Telha, Flávio Dias (PSD) , recordou que o Baixo São Francisco tem o menor IDH do estado e afirmou que é preciso investir em educação.
“Se eu tenho orgulho de ser o representante de Telha foi porque tive educação. É extremamente importante o investimento em educação. Também agradeço a Rogério porque se hoje sou prefeito, eu agradeço a você. Uma coisa eu aprendi com o PT: a gente não se submete ao poder de um coronel”, afirmou.
O prefeito Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão, que também esteve presente e falou:
“Precisamos discutir Sergipe de maneira séria. Não estou aqui para criticar ninguém, eu estou aqui para dizer que estou ao lado de quem eu acredito, uma pessoa corajosa, disposta, e que sabe falar sobre Sergipe de forma séria. O nome dele é Rogério Carvalho.”
Já o prefeito de Japoatã, Careca da Samam, ressaltou a necessidade de investir na agricultura familiar.
“A primeira visita que fiz ao senador Rogério Carvalho, ele prometeu e cumpriu. Rogério, o crescimento desse estado também está na agricultura. Vamos fazer um projeto em conjunto para a agricultura familiar com as pessoas mais carentes. Daqui até a BR 101 é uma planície, vai dar certo, e assim vamos garantir a sobrevivência do nosso povo”, pontou.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: assessoria de imprensa