O presidente do PSDB Sergipe, o médico e ex-senador Eduardo Amorim, publicou em suas redes sociais, nesta quarta-feira (22), um vídeo destacando duas informações negativas relacionadas à saúde em Sergipe. A primeira delas sobre a redução de cirurgias cardíacas por falta de recursos.
“Porque o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde, não tem repassado aos hospitais os valores relativos à realização destes procedimentos. Com isso, a equipe da cardíaca que tem capacidade de realizar mais de 40 cirurgias por mês, infelizmente só poderá realizar metade ou até menos disso”, destacou.
Para Eduardo Amorim, a situação é preocupante, especialmente neste período pós-pandemia. “Onde muitos procedimentos foram acumulados e, com isso, estas pessoas terão o sofrimento ampliado, muitas delas pagando com a própria vida. Fazemos um apelo ao Estado para que regularize esta situação o quanto antes”, salientou.
Exportador de órgãos
Outro ponto abordado pelo médico foi a não realização de transplantes de órgãos em Sergipe. “Nosso estado tornou-se um exportador de órgãos, pois há muito tempo não se faz transplantes aqui. Enviamos as doações para outros estados, mesmo tendo todas as condições e equipe para fazer aqui e beneficiar os pacientes sergipanos. É muito triste tudo isso”, concluiu.
“Já fomos o primeiro estado do norte e nordeste a fazer transplante de coração. Mas hoje o Estado estimula e até comemora a captação, mas Sergipe, que reitero, tem capacidade para transplantar, não faz, mandando os órgãos dos nossos conterrâneos para fora”, finalizou Eduardo Amorim.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Assessoria de Imprensa
Senador Eduardo Amorim (PSDB-SE)