Sergipe recebeu, no fim da manhã desta quinta-feira (24), mais 47,5 mil doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 31,2 mil doses CoronaVac, produzidas pelo Instituto Butantan e 16,3 mil doses de imunizantes da Janssen, que chegaram ao país esta semana.
Os municípios sergipanos já enfrentam, desde a semana passada, o desabastecimento de doses dos imunizantes, o que levou a suspensão de calendários já anunciados pelas prefeituras. Em Aracaju, apenas a segunda dose de AstraZeneca está sendo aplicada.
Ainda há a previsão de chegada de outras 24.570 doses da Pfizer nessa sexta (25). De acordo com o Ministério da Saúde, desde o início da campanha, o estado já recebeu mais de 1,1 milhão de imunizantes.
A Secretaria de Estado da Saúde informou que, até essa quarta (23), havia distribuído aos municípios sergipanos o total de 734.847 da primeira dose. Destas foram aplicadas 736.365. Referente à segunda dose, foram distribuídas 270.813, sendo aplicadas 220.590 doses.
Prazo vacinal
O intervalo entre a primeira e a segunda dose da vacina Pfizer é de 12 semanas, e a da CoronaVac de quatro semanas. Já a vacina da Janssen é de aplicação única.
Como é a Janssen
Janssen é a vacina desenvolvida pela divisão farmacêutica do grupo Johnson&Johnson. O imunizante apresentou eficácia de 66% para os casos moderados a graves, e de 85% para os casos graves. A eficácia mínima recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Anvisa é de 50%.
A Janssen pode ser armazenada por pelo menos 3 meses, em temperaturas de 2°C a 8°C, equivalente a geladeiras normais. Em temperaturas de -20°C ela fica estável por 2 anos.
O imunizante usa a tecnologia de vetor viral e funcionou contra a variante da África do Sul, a mais contagiosa.
A validade inicialmente considerada pelo governo federal era de até 27 de junho. No entanto, uma avaliação técnica da Anvisa identificou que os imunizantes podem ser utilizados até 8 de agosto, desde que armazenados em temperatura de 2° a 8°C.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Fonte: G1 SE