O ciclista Felipe Ferreira, que foi abordado por policiais militares com armas apontadas contra ele, diz que se assusta ao ver carros da corporação na rua após o constrangimento que sofreu em um parque de Cidade Ocidental, no Entorno do Distrito Federal. Todos os dias ele saía para fazer atividades físicas e, neste domingo (30), por exemplo, lamentou não poder ir andar de bicicleta por causa do medo.
Felipe trabalha como eletricista e tem um canal no Youtube para postar os vídeos das manobras que faz de bicicleta. Foi durante uma gravação, na sexta-feira (28), que dois policiais o abordaram. As imagens mostram os militares armados exigindo que o jovem colocasse as mãos na cabeça enquanto ele questiona o motivo de ser alvo da abordagem.
Em nota, a Polícia Militar informou que está “verificando todas as informações relativas a este fato” para se posicionar sobre o que aconteceu. À TV Anhanguera, a PM disse ainda que, caso seja comprovado algum excesso na conduta dos militares, as providências legais serão tomadas.
O promotor de Justiça Alexandre Rocha, que investiga o caso, entende que a ação dos policiais extrapolou o padrão da corporação.
Vídeo mostra abordagem
No vídeo, Felipe para a bicicleta quando vê os PMs saindo do carro a poucos metros dele. O rapaz pega a câmera, que estava posicionada no chão, e pergunta aos policiais o motivo da abordagem. Enquanto isso, um dos policiais exige: “Coloca a mão na cabeça!”.
O ciclista pergunta: “Por que você está apontando a arma para mim?”. De imediato, o PM repete: “Coloca a mão na cabeça”.
O outro PM afirma: “Estou de dando uma ordem legal: coloca a mão na cabeça”.
Após a discussão, o ciclista coloca a câmera no chão e tira a camiseta. Depois, se coloca de costas para os policiais e põe as mãos atrás da cabeça, obedecendo à ordem. Um dos PMs começa a algemá-lo e, em seguida, desliga a câmera.
Vídeo viralizou na web
As imagens da abordagem viralizaram na web e estão repercutindo nas redes sociais. Em uma das publicações, o vídeo já possuía mais de 5,6 milhões de visualizações e 138,1 mil curtidas até as 14h15 deste domingo (30). Nos posts, muitos internautas questionam se a postura dos policiais tem relação com o fato de o jovem ser negro.
Em um dos comentários em uma rede social, uma mulher disse que achou revoltante a conduta dos policiais durante a abordagem.
Outro internauta digitou: “Abuso inaceitável”.
Famosos também usaram as redes sociais para criticar a abordagem. Entre os artistas que se posicionaram estão a apresentadora Fernanda Lima, o cantor Thiaguinho e o ator Babu Santana.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram.
Por Rafael Oliveira e Daiane Jardim, G1 GO e TV Anhanguera