Mapear os idosos existentes em Sergipe para identificar com precisão o quantitativo e onde estão domiciliados. Esta foi a orientação passada para os gestores municipais pela sc, Mércia Feitosa, durante palestra no seminário de acolhimento realizado pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Sergipe (Cosemes/SE), na última sexta-feira (05), no Quality Hotel. A proposta visa à preparação e organização dos municípios para a vacinação de idosos contra o coronavírus, público da próxima fase de imunização.
Na avaliação da secretária, é essencial que os municípios se organizem para dar agilidade e transparência no processo de vacinação. “É um desafio e teremos que vencê-lo. Não basta que o município diga que quer a vacina. É preciso estar pronto para iniciar o processo de vacinação de forma otimizada, ou seja, ao abrir o frasco de vacina que contém 10 doses é preciso ter 10 idosos para imunizar”, reforçou Mércia Feitosa, explicando que, depois de aberto o frasco, o tempo de validade da vacina varia entre seis e oito horas, dependendo do laboratório produtor.
Vacinas
O Governo de Sergipe recebeu na tarde do último domingo (07), uma nova remessa de vacinas da Coronavac para Imunização contra a Covid-19. Foram enviadas, pelo Ministério da Saúde, 23.800 doses que serão destinadas aos 75 municípios para continuidade da imunização dos profissionais de saúde e possibilitará início da segunda fase do Plano de Imunização, vacinando idosos com 90 anos ou mais.
Após o desembarque, os imunizantes foram transportados do Aeroporto de Aracaju até a Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológico (Ceadi) da Secretaria de Estado da Saúde, que possui estrutura climatizada, para armazenamento e distribuição.
Para garantir agilidade na distribuição dos imunizantes, o Governo do Estado, através da SES, repetirá a logística de distribuição que vem desenvolvendo junto aos municípios.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Agência Sergipe de Notícias