Equipe de técnicos da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) realizaram a última soltura de animais silvestres do mês de janeiro. A ação aconteceu na sexta-feira( 29), na qual foram devolvidos aos respectivos habitats, 13 espécies, sendo seis aves ( uma arara-vermelha, três papagaios, e duas espécies de passeriformes), seis mamíferos (uma raposa, um mico (Callitrichinae), dois gatos mouriscos e dois macacos-pregos fêmeas) e um réptil (cágado d’ água).
As espécies estavam sob os cuidados dos profissionais do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que nas últimas semanas trataram de algumas enfermidades pelas quais elas passavam, a exemplo de depressão, ferimentos diversos, além de outros cuidados específicos.
“Todos os animais silvestres encaminhados à soltura são provenientes de ações de resgate pelas equipes de fiscalização da Adema e também de entrega voluntária por parte da população. Os trabalhos realizados tiveram ainda a parceria do professor Victor Fernando Santana Lima, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Grupo de Estudos em Animais Silvestres do Sertão (Geas/Sertão), localizado no campus de Nossa Senhora da Glória”, explicou o diretor-presidente da Adema, Gilvan Dias.
Resgates
Outra operação executada na última semana de janeiro por técnicos do órgão ambiental, foi a apreensão de seis espécies de animais silvestres. No bairro 18 do Forte, Zona Norte de Aracaju, uma equipe da Adema foi acionada para o resgate de uma Coruja buraqueira (Athene cunicularia), que apresentava algumas fraturas. No Loteamento Garcia, Zona Sul da capital, um Gavião Carijó (Rupornis magnirostris), debilitado e com dificuldades de alçar vôo, foi visto por moradores que acionaram o órgão ambiental. Ainda na Zona Sul, porém, em uma residência no bairro Atalaia, quatro filhotes de Sariguês (D. aurita) foram encontrados em situação apática. Todas as seis espécies foram encaminhadas para o Cetas, onde receberão tratamento e cuidados até estarem aptos à soltura.
A Adema informa a população que ao encontrar algum animal silvestre, é importante acionar a equipe especializada para fazer o resgate ou apreensão, por meio do telefone (79) 9-9191-5535. O mesmo número também serve para agendar a entrega voluntária.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Matéria extraída do site da Agência Sergipe de Notícias