Os alunos do ensino médio, da rede pública de educação do estado de Sergipe, voltaram, nesta terça-feira (17), às unidades de ensino para a retomada das aulas presenciais. Como estava previsto no calendário de retomada das atividades elaborado pelo governo de Sergipe.
Segundo a Seduc, a expectativa é que nesta quarta-feira (18), outras 50 escolas voltem a funcionar no sistema presencial.
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), das 209 unidades, 31 voltaram a funcionar nesta terça-feira, outras 50 devem voltar nesta quarta-feira e até o dia 30 de novembro todas vão estar funcionando.
A expectativa é que cerca de 21.560 alunos das turmas das terceiras séries do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e do curso Pré-Universitário voltem de forma gradual e parcial, o que corresponde a 14% dos matriculados da rede estadual .
As escolas estão com tapetes sanitizantes, termômetro, serviço de higienização das sacolas escolares e álcool gel 70% para ajudar no combate do novo coronavírus. Medidas estabelecidas pelas autoridades em saúde pública e reforçadas pelo Comitê Técnico-científico de Atividades Especiais (CTAE), do governo do estado, assim como o retorno gradual das aulas.
Na segunda-feira (16), o Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), informou que os professores não deveriam comparecer presencialmente às escolas até que o governo assegure as condições de trabalho e cumprir todas as medidas e protocolos sanitários.
Ainda na segunda, o governo de Sergipe informou que não tinha recebido notificação do Sintese e reafirmou que o retorno presencial às aulas estava mantido.
Teste Covid 19
De acordo com a Secretaria de Educação, neste primeiro momento, 6 mil alunos, professores e servidores serão testados voluntariamente por amostragem, com cálculo científico realizado pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), levando em consideração o universo quantitativo de estudantes e professores que deverão retornar presencialmente.
Quer receber as principais notícias do SE Notícias no seu WhatsApp? Clique aqui.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram