No último final de semana, a Polícia Militar realizou uma operação em apoio aos órgãos de fiscalização do município de São Cristóvão, no cumprimento ao Decreto Estadual, em que determina restrições ao comércio e a aglomeração de pessoas no município.
Entre a tarde de domingo, 10, e a madrugada de segunda-feira, 11, policiais da 1ª Companhia Independente de Polícia Militar (1ª CIPM) apreenderam três aparelhos de som no município de São Cristóvão.
Os policiais começaram a ser acionados para verificar as denúncias de perturbação do sossego alheio desde à tarde do domingo, até as primeiras horas da segunda-feira, em vários bairros de São Cristóvão. A primeira apreensão ocorreu aconteceu às 16 horas, na sede do município, próximo a um posto de combustíveis. A segunda, às 23 horas, no conjunto Maria do Carmo III e no Rosa Elze, onde várias pessoas comemoravam o Dia das Mães com familiares e amigos.
Outro aparelho de som também foi apreendido em uma residência no Loteamento Rosa Maria, no Bairro Rosa Elze. No local, três homens e duas mulheres faziam o uso de bebida alcoólica e ouvia música em volume abusivo.
Nos locais dos fatos, as equipes da Polícia Militar lavraram Termos Circunstanciados de Ocorrências e os responsáveis responderão responder na justiça assim que forem notificados pelos órgãos competentes.
Mais policias nas ruas
Visando o cumprimento do Decreto do Governo do Estado, a Primeira Companhia da Policia Militar também está realizando ações de vistoria na cidade de São Cristóvão para verificar se os comércios estão descumprindo o decreto municipal, e já constatou bares em funcionamento. Na última segunda-feira, 11, o policiamento foi reforçado na cidade com a chegada da Companhia da Cavalaria, que fez o patrulhamento preventivo e ostensivo nas ruas, e nos bairros apicum, loteamento São Gonçalo e Colina.
Além disso, a Companhia de Polícia realiza ações preventivas de cumprimento do decreto estadual, em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e Polícia Militar, através da Vigilância Sanitária, conferindo estabelecimentos que estão descumprindo o decreto. Abordagens de conscientização também estão sendo realizadas nas feiras do Eduardo Gomes, Roza Elze, no Alto da Divineia e sede do município.
Ainda na noite do domingo, 10, policiais militares da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (1ªCIPM) participaram de uma ação com intuito de combater diversos delitos que estavam acontecendo no Bar do Nitinho, localizado na comunidade conhecida com Arrepiada, na cidade de São Cristóvão. Ao chegar no local da denúncia, as equipes que estavam sendo lideradas pelo major Augusto César, Comandante da 1ªCIPM, flagraram diversas contravenções.
Os policiais efetuaram buscas pessoal nos cidadãos que estavam no bar e foram encontradas, com dois deles, pequenas quantidades de substâncias análogas à cocaína e maconha. Ainda durante a abordagem, um cidadão que estava em um veículo estacionado próximo ao estabelecimento, tentou se evadir do local, mas foi interceptado e durante a abordagem surgiu a suspeita de que o motorista estivesse sob efeito de bebida alcoólica.
Foi solicitada a presença de uma equipe da Companhia de Trânsito (CPtran) que fez o teste do etilômetro, constatando a grande quantidade de álcool no sangue do suspeito. Confirmadas as contravenções, os policiais militares confeccionaram Termo Circunstanciado de Ocorrência em face do proprietário do Bar do Nitinho que irá responder criminalmente por desobedecer ordens sanitárias de combate à proliferação do Corona vírus prescritas em Decreto do Governo do Estado, ao permitir aglomeração de pessoas em seu estabelecimento.
Os dois indivíduos que foram flagrados com as substâncias entorpecentes irão responder criminalmente por “uso/posse de drogas ilícitas”. Já o cidadão flagrado dirigindo sob efeitos de ingestão de bebida alcoólica, foi conduzido à Central de flagrantes para que os procedimentos criminais e administrativos fossem tomados.
As ações no combate a Covid 19 reforçam as medidas que vêm sendo adotadas pelo Governo do Estado e Prefeitura Municipal de São Cristóvão que contam com o apoio da população sancristovense, evitando aglomerações de pessoas e que orienta sair de casa utilizando máscara de proteção e somente em situações de extrema necessidade.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Redação Se Notícias, com informações da 1ª CIPM