A mensagem chega pelo WhatsApp e avisa que o beneficiário tem direito ao saque para receber R$ 470,00 para comprar produtos de limpeza e mascaras para prevenir o coronavírus. Nela, vem um link de acesso a um site (https://bit.ly/agendarsaque) que, supostamente, servia para fazer o agendamento do benefício do Bolsa Família. Cuidado. Trata-se se de um golpe, alerta uma fonte da Polícia Federal (PF).
Ao clicar no link, o usuário é levado para uma tela com o logotipo do programa, e os usuários são instruídos a preencher um formulário de uma pesquisa com algumas informações pessoais, como nome completo, endereço e CPF. Após completar o questionário, o site informa que para acessar o benefício, o usuário precisa compartilhar o link com seus contatos e grupos do WhatsApp (espalhando assim o golpe para terceiros), e que conceda permissão para receber notificações (tornando possível outros golpes serem enviados para a pessoa).Terminada essa etapa, o usuário é então direcionado a uma página falsa onde será pedido que ele faça o download de alguns aplicativos — que, obviamente, estão infectados com arquivos maliciosos.
Os dados podem ser usados para golpes com cartão de crédito, constituir empresas falsas, abrir contas bancárias e em lojas comerciais, fazer empréstimos ou compras e aplicar golpes em outros usuários.
O Brasil vive um momento difícil após a pandemia do novo corona vírus, e infelizmente existem pessoas que estão tentando aproveitar a situação para realizar fraudes.
O portal SE Notícias faz um alerta a você, que é beneficiário do bolsa família e que está recebendo este tipo de mensagem. Fique atento e não clique nesse link malicioso, que redireciona todos os seus dados aos criminosos que agem dentro dos presídios.
Dicas de segurança para evitar cair no golpe:
01– Ao receber uma mensagem desse tipo, é preciso desconfiar sempre
02– Nunca clique num link enviado sem antes se certificar no site oficial da empresa ou governamental sobre a veracidade do que está sendo oferecido, principalmente quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou até promessas de emprego
03– Não compartilhe links duvidosos com seus contatos sem antes saber se são autênticos – você pode está sendo usado por bandidos para espalhar o golpe e prejudicar outras pessoas
04– Nenhum órgão do governo federal se comunica com seus beneficiários ou servidores através de links via WhatsApp
05-Nunca preencha nenhum cadastro ou pesquisa fornecendo seus dados pessoais de links enviados pelo WhatsApp
06-Na dúvida, você pode checar se um link é seguro na página: https://www.psafe.com/dfndr-lab/pt-br/
O serviço é gratuito e pode ser acessado tanto pelo computador como no celular
07-Mantenha um bom antivírus instalado no celular
Diga não ao fake news e vamos juntos combater este mal que aflinge a humanidade.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Redação SE Notícias