Na manhã desta sexta-feira, 13, em São Cristóvão, o governador Belivaldo Chagas, acompanhado da vice-governadora Eliane Aquino, esteve no Povoado Caípe Velho, para entregar a pavimentação da Avenida José Gualberto Rocha. Realizada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a obra visou oferecer maior qualidade de vida à população e facilitar o acesso à localidade, e tem aproximadamente 6 km de extensão e custou cerca de R$ 2.8000,000, da estrada do Catamarã, na sede do município, ao povoado Caípe Velho, na zona rural.
“A avenida José Gualberto Rocha está pronta e entregue ao povo! Uma alegria levar mais mobilidade e segurança para o povoado Caípe Velho, em São Cristóvão”, declarou o governador Belivaldo Chagas.
Participando da entrega da obra, o ex-governador Jackson Barreto pontuou que a avenida vai facilitar a mobilidade urbana dos moradores. “Essa obra foi algo difícil de ser concluída, e agradecemos o total apoio que recebemos da Prefeitura de São Cristóvão, que vem mudando a cara da cidade, tirando o nome do município das páginas policiais e trazendo mais desenvolvimento para todas as áreas. Os moradores do Caípe Velho estão de parabéns pela obra, que certamente vai facilitar a vida de todo mundo que usa essa avenida para seu trajeto”
O prefeito Marcos Santana contou que a nova avenida vai realmente mudar o cotidiano dos cidadãos sancristovenses. “Não estamos entregando apenas uma obra de infraestrutura, mas sim a base para mudarmos a vida desta comunidade, a partir do momento que agora poderemos trazer mais desenvolvimento, a exemplo, da implantação de uma linha de transporte público, que passe por esse povoado”, explicou o prefeito, que na ocasião relembrou ainda que entre as várias dificuldades para ficar pronta, a avenida precisou de apoio dos moradores para ser finalizada, já que o local necessitava de ajustes para o acesso ao longo da execução dos trabalhos. “Pedimos o apoio dos moradores, pois a largura da avenida era um fator que dificultava a conclusão da obra, uma vez que o acesso da população estava comprometido, pela posta ser estreita. Pedimos também ao DER uma colaboração para alagarmos a pista, em certos locais, para possibilitarmos o tráfego dos moradores e das máquinas que construíram essa avenida. O nosso papel enquanto gestão pública é trabalharmos para o desenvolvimento de nossa cidade sempre”.
O deputado estadual Francisco Gualberto enalteceu a homenagem que o pai dele recebeu ao ser titulado como nome da avenida inaugurada. “Nasci neste povoado, e vivi aqui com meu pai, que era um trabalhador que cuidava de estradas e BRs e faleceu de uma doença relacionada ao trabalho que exercia. Lembro que na época solicitei a construção desta avenida ao então governador Marcelo Déda, que faleceu e não pode cumprir. Na sequência falei com Jackson Barreto, que pegou pra si esse compromisso e iniciou essa obra, que agora com Belivaldo foi finalmente concluída. Hoje é um dia de emoção particular pra todos nós moradores e minha família, pois estamos inaugurando essa obra que trará muito desenvolvimento para o Caípe e para São Cristóvão”, enfatizou o deputado.
A avenida pavimentada leva o nome de José Gualberto Rocha. O filho do homenageado, o deputado estadual Francisco Gualberto agradeceu a homenagem e reforçou a importância da obra para a região. “Essa é a maior obra em paralelepípedo realizada no estado. É importante para autoestima, valorização e saúde pública. Fico feliz pelos benefícios e pela homenagem ao meu pai, trabalhador do antigo Departamento Nacional de Estradas de Rodagem, que faleceu em decorrência de uma doença provocada pela natureza do seu trabalho”.
Já o senhor Jones Carlos Souza Neto, advogado e morador há 30 Caípe Velho, disse que a obra vai valorizar o povoado, possibilitando maior intercambio com outras regiões . “Muito importante essa obra. Aqui é um dos povoados mais afastados e graças ao governo do Estado conseguimos a pavimentação. Pouca gente sabe que aqui termina São Cristóvão, uma região muito bonita e rodeado de rios. Essa obra vai conectar mais o povoado e o município”, colocou.
A obra esperada há mais de 100 anos vai beneficiar direta e indiretamente, as seguintes localidades: povoados Colina, Candeal, Caípe I e II, Pedreira, Tinharé e Chica, além do bairro São Gonçalo.
Prestígio
Compareceram à cerimônia de entrega: o governador Belivaldo Chagas; a vice-governadora Eliane Aquino; o senador Rogério Carvalho; o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana; o deputado federal, Fábio Reis; o ex-governador Jackson Barreto; os deputados estaduais, Francisco Gualberto e Zezinho Sobral; além dos vereadores Paulo Júnior, Edson Pereira, Dadá, Tony da Academia e Diego Prado. Além de diversas lideranças políticas e moradores da comunidade.
Com informações da ascom/PMSC e Agência Sergipe de Notícias