A Parêa Culinária Artesanal nasce do desejo de unir o amor à cozinha. Parêa é dois, uma união de iguais que em seu movimento e entrelaçar alimenta e encanta. As idealizadoras são o casal Elis Santos Correia Silva e Raissa Stefani Santos Correia. Os produtos são feitos artesanalmente. A Parêa também tem o projeto Ilê Akará que significa “Casa do Acarajé” em iorubá. Criado para ser um espaço de resistência, o Ilê Akará traz a força e a raiz do Candomblé para a noite cultural de Aracaju, valorizando as tradições culinárias, a estética, e a musicalidade da população negra do Estado.
O projeto acontece as quartas feiras enquanto espaço de convívio e resistência cultural, marcando a força da cultura e ancestralidade negra e sendo ponto de encontro para expressões artísticas como fotografia, dança e música. Além do pertencimento étnico-racial, a valorização do protagonismo das mulheres é uma vertente fundamental. Desde a cozinha, passando pelo caixa, pelas atendentes, por toda a equipe, o empreendimento é 100% feminino. E se propõe a ser um espaço contra qualquer tipo de discriminação.
A novidade é que a Parêa agora tem sua casa, antes o projeto Ilê Akará acontecia na casa Aho. Na inauguração da nova casa Parêa teremos a retomada do projeto Ilê Akará com muito acarajé e abará (com opção vegana) acompanhado de música preta. Na inauguração teremos o “samba de meia hora” do terreiro Alarokê. A inauguração acontece nesta quarta-feira.
A Casa vai contar também com um espaço para as crianças o “Espaço ibêji”.
Data da inauguração: 22 de janeiro de 2020, quarta feira às 18h.
Em alguns finais de semana, pré avisados, haverá eventos com feijoada e roda de samba!
E durante a semana a casa fica aberta de quarta a sexta com cafés, chás bolos, brownies, salgados e muito mais para pronta entrega ou por encomenda.
O horário de funcionamento da casa será:
Quartas: 13h às 22h (Com projeto ilê Akará a partir das 18h)
Quintas e sextas: 13h às 20h
Finais de semana a divulgar os eventos.
Novo endereço : Rua Doutor Fernando Sampaio 180, Atalaia Velha.