O sonho de ingressar no curso superior está cada vez mais próximo. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020/1, que permite aos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) o acesso às universidades públicas, estão abertas a partir desta terça-feira (21), estendendo-se até o dia 24. Nessa primeira chamada, serão disponibilizadas 237.128 vagas em 128 instituições de ensino em todo o Brasil. Além do Sisu, outros programas estarão com seleções abertas nas próximas semanas como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil, o Novo Fies.
Candidatos que tiraram acima de zero na redação do Enem 2019 estão aptos a participar do Sisu e já podem consultar na página do programa as vagas disponíveis. O Sisu é o sistema informatizado do MEC por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem. Pode fazer a inscrição no primeiro semestre de 2020, o estudante que participou do Enem de 2019 e não esteja na situação de ‘treineiro´.
A coordenadora do curso Pré-Univiersiário do Governo de Sergipe, professora Gisele Pádua dos Santos explica que o participante precisa ficar atento às datas, notas de corte e modalidades de concorrência no ato da inscrição. “O estudante escolhe as duas opções de curso, instituição, local e o turno. Para além dessas escolhas, eles precisam escolher a modalidade que vão concorrer. Os nossos estudantes da rede pública têm prioridade no acesso: direito a concorrer as vagas que são estabelecidas pelas cotas, desde que ele tenha feito o ensino médio completo na escola pública”, disse ela, aconselhando que os candidatos realizem a inscrição logo no primeiro dia do início do prazo.
O resultado dessa seleção será divulgado no dia 28 de janeiro. Se aprovado, o candidato pode se matricular no período de 29 de janeiro a 4 de fevereiro de 2022, mesmo prazo para participar da Lista de Espera. A convocação dos candidatos em lista de espera pelas instituições inicia a partir de 7 de fevereiro a 30 de abril de 2020. “Quem não conseguiu aprovação nessa primeira chamada pode se cadastrar na lista de espera. Isso é muito importante porque ao longo do ano várias chamadas vão ocorrer. Então das duas opções, o estudante pode se cadastrar em uma opção, ficar na lista de espera e acompanhar as chamadas regulares. Nem tudo está finalizado no dia 28”, salientou Gisele Pádua.
Por Agência Sergipe