Uma criança de cinco anos morreu na tarde do último domingo, 29, por asfixia após um suposto engasgo ocorrido em um restaurante da zona de expansão de Aracaju. A vítima chegou a ser socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e veio a óbito no local.
O Samu divulgou uma nota técnica explicando o procedimento de atendimento ao garoto. Nela, o serviço informa que foi acionado por volta das 13h após receberem a informações de que haviam médicos no local prestando os primeiros socorros. “A informação inicial do solicitante era que apresentava engasgo. Na cena estavam presentes uma enfermeira e dois médicos, que referiam ter conseguido reverter o engasgo. A Central de Regulação de Urgências [CRU] encaminhou para o local uma equipe de motolâncias e uma Unidade de Suporte Avançado [USA]”, destaca.
Na nota, a direção do Samu informa ainda que a criança apresentou na sequência um quadro de parada cardíaca respiratória. “Já com as equipes do Samu no local a criança se manteve em parada e foram feitas tentativas de ressuscitação cardiopulmonar por mais 44 minutos, sem sucesso, sendo constatado o óbito às 14 horas e 43 minutos”, complementa a nota.
O Samu confirmou também que o corpo foi levado para o necrotério do Hospital de Urgências de Sergipe (HUSE), onde foi deixado com relatório para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO), sob o acompanhamento do pai da vítima.
por Daniel Rezende
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook