O grupo de atuação especial de repreensão ao crime organizando prendeu 20 dos 27 vereadores de Uberlândia, no Triângulo Mineiro. Um está foragido.
O plenário da Câmara de Uberlândia ficou vazio. Uma das operações – chamada de Má Impressão – prendeu 19 vereadores. Eles são suspeitos de fraudar contratos em gráficas da cidade e de gastar mais de R$ 4 milhões para imprimir 17,5 milhões de folhetos entre janeiro de 2017 a dezembro de 2019.
“Corresponde a 35 informativos por eleitor da cidade e, obviamente, esse número é totalmente irreal. Se fizer uma pesquisa aí na rua nós vamos ver que a maioria dos eleitores e cidadãos não recebeu nunca um desses informativos”, disse o promotor Daniel Marotta, coordenador do Gaeco.
Outra operação investiga fraudes na prestação de serviços de segurança e limpeza da Câmara. De acordo com investigações do Ministério Público, a empresa responsável pelas duas áreas tem funcionários fantasmas. Dos 22 agentes, apenas 16 compareciam ao trabalho. A diferença dos valores era dividida por parlamentares. Cerca de R$ 355 mil entre 2018 e 2019.
O presidente da Câmara, Hélio Ferraz, do PSDB, e o ex-presidente Alexandre Nogueira, do PSD, foram alvo das duas operações, sendo que Alexandre Nogueira já estava preso preventivamente desde o dia 25 de outubro por causa de uma terceira investigação sobre desvio de dinheiro público.
Na sexta-feira (13) ele foi para prisão domiciliar usando tornozeleira eletrônica. Nesta segunda-feira (16), voltou ao presídio.
“Nós vamos nos reunir com a Procuradoria da Câmara para ver quais são os passos porque hoje, em Uberlândia, não há Câmara de Vereadores. Nós temos oito vereadores: cinco que não foram alvo de investigação e três suplentes. Nós temos oito de 27 vereadores”, disse o promotor.
O contrato com a empresa de vigilância não foi renovado. As defesas de Hélio Ferraz e de Alexandre Nogueira afirmaram que só vão se pronunciar depois que tiverem acesso às denúncias.
Confira o nome dos 20 vereadores investigados nesta operação com prisão decretada e/ou presos
Alexandre Nogueira (PSD)
Ceará (PSC)
Doca Mastroiano (PL)
Dra. Flavia Carvalho (PDT)
Dra. Jussara (PSB)
Felipe Felps (PSB)
Hélio Ferraz, Baiano (PSDB) – Presidente da Câmara
Isac Cruz (Republicanos)
Juliano Modesto (SD)
Marcio Nobre (PSD)
Pâmela Volp (PP)
Paulo César PC (SD)
Ricardo Santos (PP)
Rodi (PL)
Roger Dantas (Patriota)
Ronaldo Alves (PSC)
Silésio Miranda (PT)
Vico (Sem Partido)
Vilmar Resende (PSB)
Wender Marques (PSB)
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Por G1 MG