O Tribunal de Contas do Estado de Sergipe (TCE/SE), através da sua Diretoria Técnica, concluiu a última a rodada de treinamento sobre o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM) 2019, nesta terça-feira, 10, no miniauditório da Escola de Contas. Foram mais de três meses para capacitar os 75 municípios que receberam conhecimentos técnicos, teóricos e práticos para o preenchimento correto dos questionários do IEGM.
Nesta última reunião, foram alcançados os servidores municipais de Riachuelo, Maruim, Santo Amaro das Brotas, Laranjeiras, N. Sra. do Socorro, Barra dos Coqueiros, São Cristóvão, Itaporanga D’Ajuda e Aracaju.
A assessora de Planejamento do TCE/SE, Adenilde Tavares, avaliou como positivo todo o esforço do Tribunal em treinar os servidores e acredita que próximo ano os frutos serão colhidos. “Felizmente, conseguimos atingir a nossa meta que foi capacitar todos os municípios no preenchimento correto do IEGM. O nosso foco foi melhorar a gestão dos municípios. Ficamos muito felizes porque em todos os treinamentos temos uma avaliação muito positiva dos participantes”, disse a assessora, que dividiu as instruções com o gerente de projetos do TCE, Wallace Hora.
Iniciativa
O secretário de Controle Interno de N. Sra. do Socorro, Valter de Sousa, destacou a iniciativa do Tribunal. “No meu entendimento, as principais funções do Tribunal é orientar e capacitar e não apenas punir. A punição seria em último caso. Por isso, é de suma importância esta preocupação de orientar os gestores para fazer a coisa correta e não sofrer com multas. E o IEGM como é uma ferramenta nova gera dúvidas e preocupação. No ano passado, tivemos muitas dúvidas, mas agora com esta instrução o índice de acerto no preenchimento será bem maior”, afirmou o secretário.
Quem seguiu a mesma linha foi o assessor da Controladoria Geral do Município de Aracaju, Roberto Santos. “O IEGM tem se tornado um índice de referência no planejamento estratégico dos municípios. Só que os servidores envolvidos no preenchimento dos questionários tiveram algumas dificuldades, em função de não ter tido inicialmente esta capacitação para apresentar melhor as informações. Então, esta ação do Tribunal de Contas vem contribuir muito para que o preenchimento dos próximos formulários seja o mais próximo da realidade possível”, disse o assessor.
Gestão Pública
O IEGM permite ao Tribunal de Contas e aos municípios jurisdicionados medir e acompanhar o desenvolvimento da gestão pública e instrumentalizar o controle social. Além disto, proporciona instrumentos para avaliar sete das principais dimensões de políticas públicas: Educação, Saúde, Planejamento, Gestão Fiscal, Meio Ambiente, Cidades Protegidas e Governança em Tecnologia da Informação, permitindo a autoavaliação dos jurisdicionados nessas importantes áreas de gestão.
Acompanhe também o SE Notícias no Instagram, Twitter e no Facebook
Por ascom/TCE