O deputado estadual Georgeo Passos, Cidadania, líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, quer um encontro de contas no Departamento de Trânsito de Sergipe (Detran/SE). Isso por que o órgão está devendo milhões à empresa responsável pela biometria e a emissão da Carteira de Habilitação no Estado, o que pode gerar paralisação no serviço.
Durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 10, o parlamentar revelou que o contrato entre o Detran e a Ice Cartões Especiais Ltda se encerrou recentemente. Com isso, o Detran está tentando fazer um contrato emergencial para que o serviço não paralisasse. Contudo, a empresa informou que só assinaria um novo acordo se fosse pago ao menos uma parte da atual dívida de pouco mais de R$ 4 milhões.
“O Detran é um um órgão que arrecada muito – mais de R$ 100 milhões por ano. Qualquer serviço do mesmo é muito caro. Mesmo assim, estão deixando atrasar pagamentos a ponto do serviço poder ser paralisado? Devem ter outras empresas nessa mesma situação. São várias faturas que possivelmente estão atrasadas”, criticou.O deputado prometeu então que vai buscar as informações necessárias para averiguar o que está acontecendo nas finanças do órgão. “Enquanto deputado, vou requerer a abertura da caixa preta do órgão para buscarmos as informações das suas receitas anuais e as suas despesas. E daí fazer um encontro de contas: quanto o Detran arrecadou e quanto gastou? E as sobras, foram parar onde?”, prometeu o deputado.
Contudo, Georgeo reconheceu que o controle é difícil, uma vez que o montante arrecadado pelo Departamento de Trânsito é depositado na conta única do Estado. Ou seja, mistura-se com outros recursos. “E o dinheiro fica nessa conta e o governo não faz o repasse devido. No mínimo, deveriam deixar o dinheiro do Detran reservado, ao invés de fazer a empresa passar essa vergonha, sendo um órgão caloteiro”, lamentou o deputado.
A assessoria de comunicação do Detran informou que o órgão não vai se manifestar sobre a questão.
Fonte: Assessoria parlamentar
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram