A Medida Provisória (MP) nº 881/2019 do presidente Jair Bolsonaro (PSL) é considerada uma minirreforma trabalhista e afeta diretamente o trabalhador. No Senado Federal, a oposição lutou até fim para reduzir os danos aos trabalhadores.
O Senador Rogério Carvalho (PT/SE) participou da articulação para um acordo e haver a retirada das regras de trabalho aos domingos. As negociações não foram fáceis. Mas ao final, a bancada da oposição garantiu a conquista.
“Ontem nós tivemos uma vitória, ainda que não tenha sido aquela que nós gostaríamos de retirar toda a minirreforma trabalhista da MP 881 que fala sobre a liberdade econômica, nós tivemos uma grande vitória pra você, evitando que você fosse considerado, ou tivesse a condição de quase uma escravidão que é a de trabalhar aos domingos, obrigatoriamente de acordo com o interesse do seu empregador, sem receber nada por isso.”, destaca o Senador Rogério.
Se não houvesse a retirada deste item, o trabalhador só conseguiria folga a cada sete semanas. E de acordo com a vontade do empregador. Dessa forma, o empregador também não precisaria pagar o domingo trabalhado em dobro, se determinasse outro dia para folga compensatória.
Com a retirada, o Senador Rogério Carvalho lembra que a medida garantiu à classe trabalhadora a dignidade do convívio social e o descanso merecido ao empregado.
“O trabalhador deixaria o convívio da sua família, seu convívio social para poder trabalhar aos domingos. Ontem, tivemos esta vitória, que é uma vitória dos trabalhadores, principalmente daqueles mais pobres.”, comemora o vice-líder do PT no Senado.
Por FaxAju
Acompanhe também o SE notícias no Twitter, Facebook e no Instagram