Preparar o agente de trânsito para lidar com situações diárias é crucial e auxilia os profissionais em ocorrências de risco que possam acontecer. E foi pensando em propor conhecimento, qualificação e instruções aos atuantes, que a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da SMTT e em parceria com a Polícia Militar e CPTran, realizou, na manhã da última quarta-feira, 12, um curso para os agentes de trânsito do município.
Tendo em vista que as resoluções do CONTRAN são editadas mensalmente, a atualização é parte de um processo para qualificação e uniformização das ações, a fim de que os agentes ajam de forma idêntica em suas condutas.
“Uma vez qualificado, o agente terá habilidades para conduzir determinados fatos da mobilidade urbana. A população sancristovense ganha com esta ação”, destacou o Superintendente Municipal de Transportes e Trânsito de São Cristóvão, Fábio Lemos Lopes.
A palestra aconteceu no auditório do Colégio Alternativo, e foi ministrada pelo comandante da CPTran, capitão Aldevan Santos Silveira, que abordou assuntos como o novo código de trânsito e sua importância, e as novas placas do Mercosul.
“Explicar a forma de atuação e a parte criminal legislativa do código de trânsito brasileiro, para que os agentes fortaleçam o trabalho e cumpram aquilo que a Lei dita. Esse foi um dos objetivos da minha vinda aqui, hoje. Finalizou o Capitão Silveira.
Ouvido pela reportagem do Portal SE Notícias, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, deixou claro a sua preocupação com a municipalização do trânsito. “Nossa gestão prioriza a capacitação dos servidores e os agentes de trânsito iniciaram treinamento com a Polícia Militar, por meio da CPTran, para melhor atender a população. Precisamos mostrar que a SMTT e seus servidores exercem papel educativo e de conscientização, a atuação punitiva não é prioridade, mas, sim, a segurança de pedestres e de motoristas”.
Para dar continuidade a esta capacitação, ao longo dos próximos meses haverá outros seminários.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Orácio Oliveira e Yslla Vanessa