Este ano o espetáculo da Paixão de Cristo não será realizado por falta de apoio financeiro do poder público, como afirma o coordenador do espetáculo, Morito Matos. O evento é organizado pela Paróquia São Pio X há 30 anos e a população sergipana pode assistir a encenação de forma gratuita no parque Governador José Rollemberg Leite, conhecido como Parque da Cidade.
A estrutura da apresentação é composta por seis palcos, camarim, espaço para autoridades, som e iluminação. Além disso, a equipe precisa de patrocínio para suprir os gastos com taxas para bombeiros, projetos de engenharia e tudo o que envolve a organização do espetáculo, como explica o coordenador. “O evento gasta em torno de 80 a 100 mil reais e vimos que sem a ajuda do poder público a realização seria difícil, decidindo pelo cancelamento da edição deste ano”, diz Matos.
Mais de 250 atores trabalham de forma voluntária, assim como os voluntários que fazem parte dos bastidores do evento. De acordo com Matos, mesmo contando anualmente com a ajuda de pessoas que dão suporte ao evento, não há como concluir uma edição sem o apoio do poder público. “Há pessoas que ajudam no início para que possamos trabalhar com palcos e cenários, que geralmente são de madeirite. Precisamos de roupas, de tinta para pintar os cenários e acompanhando a dificuldade do poder público em ajudar a população preferimos não realizar o evento esse ano”, conta.
A equipe organizadora acredita que é preciso pensar em alternativas para que o evento volte a acontecer em 2020 e se coloca à disposição para esclarecimentos com pessoas que desejem ajudar. “Todos os anos não cobramos entrada, não tem nenhuma despesa para as pessoas que vão assistir ao espetáculo, mas quem sabe a partir de agora possamos pensar em alternativas para que a gente não fique dependendo apenas do poder publico e outro setor possa investir na realização do evento”, sugere Matos.
Além da encenação realizada no Parque da Cidade, que acontece na Sexta-Feira Santa, a dificuldade financeira também gerou o cancelamento de uma apresentação no município de Santa Luzia do Itanhi.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Juliana Melo e Raquel Almeida