A diminuição da oferta de camarão, por causa do período do defeso, e a chegada da Semana Santa provocaram o aumento no valor do produto. Este ano, o período de defeso do camarão foi iniciado no dia 1 de março e segue até 31 de maio, gerando um aumento de até cinco reais no orçamento dos consumidores que procuram o produto.
Durante o período de defeso os comerciantes que dependem da venda de mariscos sofrem com a diminuição da quantidade de produtos, levando em consideração que é determinada a suspensão da captura de animais por estarem em reprodução. Com isso, a oferta diminui e o preço aumenta.
No Mercado Municipal Augusto Franco, que fica no bairro Industrial, a população já percebe a diferença dos valores. O autônomo Rodolfo Costa afirma que de uma semana para a outra já notou que os preços foram alterados. “Percebi um aumento de três a quatro reais e a tendência é aumentar com a chegada do feriado da Semana Santa. De acordo com o consumidor, a necessidade faz com que a população acabe comprando mesmo com o aumento nos valores.O feriado da Semana Santa, que coincide com o período, acaba determinando que todos os anos os produtos sejam encontrados por preços mais altos, como explica a vendedora Maria Menezes. “Os preços aumentaram um pouco pelo período de defeso, que é apresentado exatamente na semana santa. A demanda é muita e a mercadoria tá pouca. São dois defesos e eles acontecem bem na Semana Santa e no final do ano”, diz ela.
De acordo com informações de comerciantes que trabalham no Mercado Municipal de Aracaju, somente os produtos que estão em defeso passam pela mudança de preço. No caso dos mariscos que não estão em reprodução, os preços permanecem iguais.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por Juliana Melo