Entre os dias 25 e 29 de março, peritos de 11 estados brasileiros estiveram presentes na II Semana de Toxicologia Clínica e Forense da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). O perito Ricardo Leal, do Instituto de Análises e Pesquisas Forenses (IAPF), representou Sergipe, com o objetivo de aperfeiçoar cada vez mais as atividades desempenhadas pelo instituto, no tocante às análises e laudos de toxicologia.
O curso foi realizado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unicamp, em Campinas (SP), e teve como convidado o professor doutor Hans Maurer, da Universidade de Saarland, de Hamburgo, na Alemanha. O ministrante das instruções é considerado um dos principais nomes da toxicologia analítica do mundo, tendo mais de 400 artigos acadêmicos publicados.
O perito Ricardo Leal destacou a importância do encontro entre peritos e o especialista, assim como do curso sobre análise toxicológica e forense; além da relevância dos temas abordados para o trabalho diário no laboratório de toxicologia.
“Foi uma oportunidade única. Hans Maurer falou principalmente sobre técnicas que usamos no nosso trabalho de rotina e aprofundou os conhecimentos para que pudéssemos analisar amostras de material biológico e investigar, como fazemos, se o indivíduo foi envenenado, se ingeriu álcool, drogas ou medicamentos, e se de alguma forma isso pode ter provocado uma morte. O laboratório ganha agilidade e segurança nas análises de toxicologia forense”, explicou.
O curso também contou com a participação de peritos dos estados do Ceará, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Norte, Pará, Santa Catarina, Rondônia, Goiás e São Paulo. Além de alunos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Ciências Médicas (FCM), da Unicamp.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Informações da Ascom/SSP/SE