Quem nunca reparou que ficou com o rosto mais harmonioso após o uso de filtros de instagram numa foto? E quem também não se sentiu descontente após fazer uma foto com o celular tão próximo do rosto? Essas duas situações estão diretamente relacionadas à moda tecnológica que faz parte dos tempos atuais: a famosa selfie. Muita gente faz o autorretrato, mas nem todo mundo fica satisfeito com o que vê. Ou só se agrada quando coloca efeitos virtuais. Esse incômodo com a própria imagem nas redes sociais tem levado muitas pessoas ao consultório médico em busca de cirurgias plásticas.
Parece brincadeira, mas a realidade é que, segundo estudo da Academia Americana de Plástica Facial e Cirurgia Reconstrutiva (AAFPRS), as selfies têm contribuído para o aumento do número de cirurgias plásticas faciais. De acordo com a pesquisa, um em cada três cirurgiões plásticos entrevistados notou que muitos pacientes estavam procurando-o devido à exposição nas redes sociais.
Também foi observado um aumento significativo de compartilhamento e publicações de fotos dos pacientes que passaram por procedimentos estéticos faciais. O estudo aponta que a cirurgia mais procurada foi a rinoplastia (aumento de 10% em relação ao ano anterior), seguida de transplante capilar e blefaroplastia.
Para o cirurgião plástico Ricardo Araújo, há, também, outras pequenas intervenções que podem contribuir para uma selfie bem-feita: toxina botulínica e MD Codes (preenchimentos faciais com ácido hialurônico). “Tudo isso contribui para que aquela foto ‘mandando beijinho’ saia a contento. Assim como as rugas e marcas de expressão ficam bem mais suaves, quase imperceptíveis”, complementa.
“As fotos mais comuns, ou seja, tiradas a uma certa distância e por uma terceira pessoa, não denunciavam as imperfeições que costumamos ver nas selfies, formato que obrigada a proximidade da face. O grande número de publicações fez com que muita gente criticasse a autoimagem. Como, muitas das vezes, essa foto é a primeira impressão que passamos, devido ao mundo digitalizado em que vivemos, a procura realmente tem aumentado por procedimentos estéticos”, afirma Dr. Ricardo Araújo.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Fonte: Assessoria de comunicação