Larissa Pavani Santos, aluna do 3º ano do Colégio Estadual Murilo Braga, Itabaiana, está entre os seis estudantes selecionados em todo o mundo para uma bolsa de estudos na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, para cursar o pré-universitário oferecido anualmente pela Instituição. Após passar por todas as fases de seleção, a jovem foi contemplada com uma bolsa parcial de 50%. Para possibilitar a realização desse sonho, o governador Belivaldo Chagas, juntamente com o presidente do Banese, Fernando Mota, entregou um cheque no valor de R$ 6.500,00 para cobrir o restante das despesas necessárias com o curso. A assinatura do contrato foi realizada nesta segunda-feira (04), no gabinete do governador.
Para Belivaldo, a conquista da estudante do Murilo Braga orgulha a todos os sergipanos e reforça a capacidade da rede pública em oferecer qualidade de ensino aos seus alunos e estimulá-los como cidadãos e agentes transformadores da sociedade. “Larissa é um exemplo de que vale investir no ensino público e do poder transformador e inclusivo da Educação. Essa jovem orgulha a Sergipe e orgulha o Murilo Braga, um colégio que já revelou muitos talentos para o nosso estado em uma terra que é um berço de grandes sergipanos, Itabaiana. Agradeço ao Banese, diante das limitações econômicas e legais do Estado para incentivar mais ações como esta, por possibilitar que Larissa realize esse sonho que é dela, mas que orgulho a todos nós”, disse o governador.
A jovem de 17 anos explicou que ser selecionada pela Universidade inglesa é muito significativo para ela e que o apoio do Estado foi fundamental para a concretização desse objetivo. “É muito importante esse apoio porque significa a esperança que todos nós temos na educação. Para mim, a educação ajuda a nutrir os meus sonhos e ela pode mudar o mundo e os nossos destinos. Estou muito feliz ao representar minha comunidade e meu estado, pois isso serve de incentivo para outros alunos, assim como outros alunos intercambistas da rede serviram de inspiração para mim”, declarou Larissa Pavani.
Segundo Fernando Mota, o incentivo oferecido condiz com a missão do o Banco do Estado de Sergipe de apoiar a cultura e a educação no estado. “O Banese tem essa orientação de apoiar as atividades educacionais, culturais e artísticas, além de incentivar o esporte no estado. A história de Larissa realmente impressiona e para o Banco é um orgulho e uma satisfação participar dessa conquista. Tenho certeza que ela será um exemplo e incentivo a todos os estudantes não só de Itabaiana, como também de Sergipe”, declarou o presidente do Banco.
O senhor Messias Santos, pai da estudante, informou que sem esse apoio do Estado, a família não teria condições de arcar com o restante das despesas da viagem. “Eu só estudei até o ginásio e minha esposa, que é dona de casa, até o ensino médio. Então, ver minha filha conquistando tudo isso nos orgulha muito. É um sonho realizado na vida dela e só tenho palavras de agradecimento, pois sozinhos não teríamos como possibilitar essa viagem. Essa vitória não é só minha, nem dela, é nossa. Estou muito agradecido a Deus e a todos aqui porque acredito que isso que está acontecendo traz alegria para todo mundo. É um exemplo de vida e principalmente no meio da educação”, expôs o pai da menina.
Curso em Cambridge
A Universidade de Cambridge, na Inglaterra, oferece cursos de verão e de primavera anualmente para alunos do mundo inteiro. Apesar de serem cursos pagos, são oferecidas cinco bolsas integrais e parciais.
A seleção passou por duas fases. A primeira foi uma redação, e a segunda fase foi uma entrevista. A redação, escrita inteiramente em inglês, abordou o tema: “Se você tivesse um bilhão de dólares para investir no seu país, em que você investiria e por quê?”. Larissa escreveu que investiria em Educação, contando um pouco da sua história pessoal e mostrando como ela gostaria que fossem as escolas públicas.
Ela enviou a redação para a Universidade de Cambridge, juntamente com uma carta de recomendação de um professor e o histórico escolar com as suas notas, e foi pré-selecionada para a fase da entrevista presencial, também feita em inglês, na qual também foi selecionada e contemplada com uma bolsa de estudos parcial de 50% de desconto, cujo valor é 1.150 libras. A bolsa cobre as despesas com estada, duas refeições diárias e traslado do aeroporto para a universidade.
Jovem Embaixadora
Larissa Pavani também foi selecionada pela Embaixada dos Estados Unidos no Brasil para representar Sergipe no programa Jovens Embaixadores. Nesta segunda (04), a estudante retornou do intercâmbio, junto com mais 50 alunos que representaram o Brasil no programa, que é voltado para alunos de escolas públicas de 15 a 18 anos de idade, com um bom nível de inglês e que tenham, no mínimo, um ano de trabalho voluntário.
Larissa, que ja desenvolve um trabalho voluntário ensinando inglês a pessoas pobres em sua comunidade, revelou que a experiência a fez voltar com mais vontade para realizar novos projetos.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Agência Sergipe de Notícias