A Secretaria da Segurança Pública (SSP/SE) lançou em Sergipe, nesta quarta-feira (23), o serviço de recuperação de bens ‘Alerta Celular’. O serviço já é utilizado no estado de Pernambuco e tem gerado bons resultados no combate ao roubo de aparelhos celulares.
Segundo a SSP, o sistema está disponível no Portal Cidadão e permite que o usuário cadastre o número que identifica cada aparelho celular, conhecido como IMEI. Dessa forma, será acelerada a comunicação inicial de perda, furto ou roubo por parte do usuário diretamente para as polícias Civil e Militar.
O código IMEI pode ser visualizado no próprio aparelho digitando *#06# no teclado numérico do celular, ou na caixa do celular.
Em caso de perda, furto ou roubo, o usuário pode acessar o sistema e gerar um alerta sobre a situação em que o aparelho se encontra. Em seguida, a comunicação é confirmada por meio de Boletim de Ocorrência, prestado em uma delegacia ou na Delegacia Virtual, nos casos de perda ou furto.
Com isso, durante o trabalho das polícias o aparelho poderá ser recuperado, o dono localizado e comunicado mais rapidamente sobre a recuperação do bem roubado.
A SSP informou também que, caso não seja prestado o Boletim de Ocorrência, o alerta perderá a validade após dois dias da comunicação feita por meio do sistema. Além disso, é recomendado que, caso o celular comporte mais de um chip, o usuário realize o cadastro de todos os códigos do aparelho.
Outros serviços
Além do sistema, dois outros serviços estão disponíveis no Portal Cidadão: a Delegacia Virtual, que permite o registro de Boletins de Ocorrência que envolvam perda ou furto de objetos, e a consulta da Custódia de Objetos.
Com informações do G1 SE