O Facebook enviou um alerta direcionado a diversos usuários brasileiros após o vazamento de dados de 29 milhões de contas no fim de setembro. No comunicado, a rede social de Mark Zuckerberg admite que dados como informações pessoais como nome, e-mail, telefone e localizações recentes foram hackeados.
Procurada pelo R7, a empresa não revela o número de usuários no Brasil que foram afetados pelo último vazamento.
Segundo o Facebook, o ataque aconteceu entre os dias 14 e 27 de setembro, por meio uma brecha de segurança no sistema de obtenção de “tokens”, que funcionam como chaves digitais de acesso aos perfis. As investigações até o momento não identificaram os responsáveis pelo crime.
A ação foi descoberta em 25 de setembro e cerca de 90 milhões de usuários no mundo todo foram deslocados de suas contas por medida de segurança. A empresa também invalidou tokens de acesso para tentar conter o vazamento de dados.
Segundo as orientações do Facebook, não é necessário fazer a alteração da senha para se proteger. Um link foi disponibilizado para que cada pessoa possa confirmar se foi afetada durante a invasão da plataforma.
Outros vazamentos
Em março deste ano, foi revelado o escândalo envolvendo o vazamento de dados de mais de 87 milhões de usuários, incluindo mais de 440 mil contas do Brasil.
As informações coletadas de maneira irregular pela consultoria britânica Cambridge Analytica teriam sido utilizadas para montar uma estratégia de campanha de Donald Trump, em 2016. O plebiscito do Brexit, realizado no mesmo ano, também pode ter sido influenciado pela empresa.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Por redação R7.com