O Atlético de Madrid venceu o Real Madrid por 4 a 2 nesta quarta-feira, na Estônia, e foi campeão da Supercopa da Europa, o jogo entre os campeões das competições europeias da última temporada. Diego Costa (duas vezes), Saúl e Koke marcaram para os colchoneros, enquanto Benzema e Sergio Ramos fizeram os gols merengues. Logo no primeiro minuto, Diego Costa foi lançado por Godín, ganhou da zaga e fuzilou o gol de Navas, abrindo o placar para o Atlético. O Real buscou mais a iniciativa após o gol, chegando ao empate com Benzema cabeceando em cruzamento de Bale, aos 26 minutos. O resto da etapa inicial foi equilibrado e sem grande chances para os dois lados.
Com Sergio Ramos convertendo pênalti feito pelo lateral Juanfran, o Real Madrid chegou a virar na segunda etapa. O resultado parecia garantido, mas Marcelo bobeou aos 33 minutos, entregando a bola na lateral em lance que terminou com Diego Costa fazendo seu segundo gol no jogo, após cruzamento de Correa. O empate levou a decisão da Supercopa para a prorrogação, onde o Atlético demonstrou toda a sua eficiência. Em duas chegadas, Saúl acertou o ângulo depois de cruzamento de Thomas e Koke tocou na saída de Navas após passe de Vitolo, ambos no primeiro tempo. O Real ainda tentou reagir, mas a etapa complementar da prorrogação seguiu com o mesmo placar até o fim.
É a primeira vez que o Atlético de Madrid conquista um título europeu em cima do Real Madrid. É também a terceira Supercopa da Europa da equipe colchonera, que também ganhou em 2010 e 2012. Já o Real, que estreou oficialmente sem Cristiano Ronaldo, viu Lopetegui perder sua primeira final no clube – algo que nunca havia acontecido com Zidane no comando.
Real vira o jogo, mas Diego Costa leva para a prorrogação
O segundo tempo começou mais movimentado que o primeiro, com ambas as equipes buscando o gol de desempate. No entanto, as duas defesas estavam muito sólidas e impediam quaisquer tentativas ofensivas.
Aos 17 minutos, o Real Madrid chegou ao gol da virada em pênalti. Juanfran disputou bola aérea com Benzema e acabou desviando a redonda com o braço. Na cobrança, Sergio Ramos demonstrou impressionante frieza, tirou de Oblak e colocou o time merengue na frente.
Em desvantagem, o Atlético teve de atacar ainda mais, mas Varane e Sergio Ramos faziam grande partida e impediam as ofensivas adversárias. No entanto, quando a partida caminhava para o final, a zaga merengue não conseguiu parar Diego Costa.
Aos 33 minutos, o atacante, autor do primeiro gol do jogo, empatou novamente a partida. Juanfran aproveitou erro de Marcelo, cruzou pela direita e encontrou Angel Correa na pequena área. O camisa 10 rolou para Diego Costa, que chutou firme para empatar a partida e fechar o placar do tempo regulamentar.
Atlético vira com golaços na prorrogação e conquista o título
Na prorrogação, o Real Madrid foi dominante nos primeiros cinco minutos. A equipe de Julen Lopetegui pressionou em busca do terceiro gol, mas ele não veio. Na melhor chance do time, Carvajal aproveitou sobra em cobrança de escanteio e chutou de fora da área, mas Oblak fez defesa fácil.
Por outro lado, o Atlético de Madrid foi letal quando começou a atacar e virou o jogo com dois golaços. Aos sete minutos, Saúl recebeu cruzamento de Thomas e acertou um belo voleio para virar o jogo. Pouco depois, aos 13 minutos, Vitolo serviu Koke e o espanhol chutou de primeira para dobrar a vantagem da equipe.
No restante da prorrogação, o Real Madrid atacou com todas as suas forças, mas não conseguiu passar pela sólida defesa do Atlético de Madrid, que defendia com 11 os jogadores no campo de defesa. Ao final de 120 minutos de futebol, o Atlético de Madrid venceu por 4 a 2 e conquistou a Supercopa da Europa.
FICHA TÉCNICA
REAL MADRID 2 X 4 ATLÉTICO DE MADRID
Local: Estádio Lillekülla, em Tallinn (Estônia)
Data: 15 de agosto de 2018, quarta-feira
Horário: 16h00 (de Brasília)
Árbitro: Szymon Marciniak (Polônia)
Assistentes: Pawel Sokolnicki (Polônia) e Tomasz Listkiewicz (Polônia)
Cartões amarelos: Marco Asensio, Marcelo, Dani Ceballos, Modric e Sergio Ramos (Real Madrid); Angel Correa, Diego Costa e Vitolo (Atlético de Madrid)
Cartões vermelhos: —
GOLS
Real Madrid: Benzema, aos 26 minutos do primeiro tempo, e Sergio Ramos, aos 17 minutos do segundo tempo
Atlético de Madrid: Diego Costa, a um minuto do primeiro tempo e aos 33 minutos do segundo tempo, Saúl, aos sete minutos do primeiro tempo da prorrogação, e Koke, aos 13 minutos do primeiro tempo da prorrogação
REAL MADRID: Keylor Navas; Dani Carvajal, Sergio Ramos; Raphaël Varane e Marcelo; Casemiro (Ceballos), Toni Kroos (Mayoral) e Isco (Lucas Vasquez); Gareth Bale, Marco Asensio (Modric) e Karim Benzema.
Técnico: Julen Lopetegui
ATLÉTICO DE MADRID: Jan Oblak; Juanfran, Savic, Diego Godín e Lucas Hernandez; Thomas Lemar (Thomas Partey), Rodrigo (Vitolo), Saúl Ñíguez e Koke; Antoine Griezmann (Angel Correa) e Diego Costa (Gimenez).
Técnico: German Burgos
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Redação Elpais.com e Gazeta Esportiva