Representantes dos 14 sítios culturais no Brasil reconhecidos como Patrimônio Mundial participam, desde ontem (13), até quarta-feira (15), do Seminário Internacional Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, na Cidade de Goiás (GO). São Cristóvão está presente ao evento, através do prefeito Marcos Santana, e do presidente da Fundação de Cultura e Turismo João Bebe Água, Everaldo Pinto Fontes (Gaspeu).
O objetivo do encontro é promover a troca de experiências que auxiliem a gestão de 14 sítios culturais brasileiros de valor para a humanidade, a exemplo da Praça São Francisco, e como eles podem se tornar um vetor de desenvolvimento.
Ao final do encontro, os representantes dos 14 sítios culturais brasileiros assinarão com a presidente do Iphan a Carta de Goiás, documento que busca garantir a continuidade de investimentos federais, estaduais e municipais na requalificação urbana de cidades históricas.
O evento é organizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e reúne representantes do Centro do Patrimônio Mundial e de cidades reconhecidas pela Unesco, na Europa e América Latina.
Os 14 sítios culturais no Brasil reconhecidos como Patrimônio Mundial da Humanidade:
Brasília (DF)
Cais do Valongo, Rio de Janeiro (RJ)
Centro Histórico de Goiás (GO)
Centro Histórico de Diamantina (MG)
Centro Histórico de Ouro Preto (MG)
Centro Histórico de Olinda (PE)
Centro Histórico de São Luís (MA)
Centro Histórico de Salvador (BA)
Conjunto Moderno da Pampulha, Belo Horizonte (MG)
Ruínas de São Miguel das Missões (RS)
Parque Nacional Serra da Capivara (PI)
Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE)
Rio de Janeiro, paisagens cariocas entre a montanha e o mar (RJ)
Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas (MG)
Também participam do evento a presidente do IPHAN Nacional, Kátia Bogea, a Superintendente do IPHAN em Sergipe, Catarina Aragão e a técnica do IPHAN/ Sergipe Cynara Ramos.
Acompanhe o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom/IPHAN