Acervo arquitetônico da passagem de portugueses e espanhóis por Sergipe, a Praça São Francisco, na sede do município de São Cristóvão, que fica a 25 km de Aracaju, é reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. O título, entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) há oito anos será celebrado nesta dia 1° de agosto, com programação cultural organizada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com a Prefeitura de São Cristóvão e e Comitê Gestor da Praça São Francisco.
.
A cidade de São Cristóvão tem fundação entre o final do século VI e início do século XVII e foi sede da Capitania de Sergipe Del Rey até o ano de 1855, quando houve a transferência da capital para Aracaju. A Praça São Francisco, localizada no Centro Histórico da sede municipal, é considerada uma das obras mais importantes do mundo e foi reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Mundial em 2010.
Sua construção ocorreu durante a União Ibérica, momento em que Portugal e Espanha eram regidos por uma única coroa. Nessa praça, está localizada a Igreja e Convento de São Francisco, a Igreja Santa Izabel, a Santa Casa de Misericórdia, o antigo Palácio Provincial e um conjunto de residências dos séc. XVII e XIX.
Programação Oficial da Chancela de Patrimônio Cultural da Humanidade
8h – Toca de sinos de todas as igrejas do Centro Histórico.
8h10 – Missa na Igreja Santa Izabel (Paço Imperial).
9h – Reunião do Comitê na Igreja Santa Izabel (Paço Imperial). Pauta: Mobilização do comitê junto à comunidade. Igreja Santa Izabel (Paço Imperial). Palestras: “A Praça da Minha Aldeia”: Historicização da Praça São Francisco por Thiago Fragata, Trabalho e Perspectivas: Comitê Gestor da Praça São Francisco bate-papo com Maíra Campos, O IPHAN e sua representatividade por Katarina Aragão e Miriam Cazzetta e Paleta de Cores: o olhar do cidadão palestra de Júnior Macário. Intervenção artística e interação da comunidade.
10h30 – Cortejo com Banda do Corpo de Bombeiros. Grupo folclórico e bolo comemorativo.
11h – Xirê – Axe Bamire Oba Fanide.
Tarde. Visita guiada às Igrejas e Museus, com mobilização do Estado e Municípios.
14h – Renantique – Música medieval & renancentista. Solenidade da Academia Sancristovense de Letras e Artes (ASCLEA) – Posse de novos membros e homenagem ao Prefeito Marcos Santana e Mestre Passos. Local: Museu de Arte Sacra de São Cristóvão.
15h – Exposição Traços e Retratos – Artista Gladston Barroso. Local: Museu da Polícia Militar.
17h – 10ª Mostra de Artes Visuais, com participação de Dimas Conceição– Museu Histórico de Sergipe.
Acompanhe também o SE Notícias no Twitter, Facebook e no Instagram
Com informações da ascom/PMSC